Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia nos EUA

Relatório aponta equipe insuficiente na torre de controle durante acidente aéreo em Washington

Relatório aponta falta de pessoal na torre de controle no momento do acidente aéreo em Washington
Destroços da aeronave no rio Potomac (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO)

Ouça este conteúdo

Um relatório preliminar da Administração Federal de Aviação (FAA), órgão do governo responsável pela aviação civil nos EUA, apontou que a torre de controle do Aeroporto Internacional Ronald Reagan estava com equipe insuficiente no momento da colisão entre um avião comercial e um helicóptero militar ocorrida na noite desta quarta-feira (29), em Washington, D.C. O acidente, que aconteceu em uma área de intenso tráfego aéreo, a cerca de cinco quilômetros da Casa Branca e do Capitólio, resultou na morte de 67 pessoas, segundo o presidente Donald Trump.

De acordo com informações divulgadas pelo The New York Times, o documento interno da FAA revelou que o controlador responsável pelo tráfego aéreo dos helicópteros também estava encarregado dos pousos e decolagens dos aviões comerciais. Essa sobrecarga de funções contraria a prática habitual, em que essas tarefas são divididas entre dois operadores. Além disso, o relatório destacou que a torre de controle do aeroporto enfrenta problemas de falta de pessoal há anos.

O acidente envolveu um Bombardier CRJ-701, operado pela PSA Airlines como American Airlines 5342, que estava em fase de aproximação final para pouso vindo de Wichita, no Kansas. O avião colidiu com um helicóptero UH-60 Blackhawk do Exército dos Estados Unidos, que realizava um treinamento noturno. Segundo a FAA, a recuperação dos corpos das vítimas começou na manhã desta quinta-feira (25), com equipes trabalhando em meio às águas geladas do rio Potomac, onde a aeronave de passageiros caiu. Até o momento foram recuperados cerca de 30 corpos.

Durante entrevista nesta quinta-feira, o presidente Trump pediu um minuto de silêncio pelas vítimas e garantiu que uma investigação minuciosa será conduzida para esclarecer as causas do acidente. O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, classificou o acidente como um evento "absolutamente prevenível".

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.