• Carregando...
Michael Cohen (à esquerda) e o presidente dos EUA Donald Trump |  TIMOTHY A. CLARY / AFP
Michael Cohen (à esquerda) e o presidente dos EUA Donald Trump| Foto:  TIMOTHY A. CLARY / AFP

Uma reportagem do site de notícias BuzzFeed News publicada na noite de quinta-feira (17) alegava que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia pessoalmente instruído o seu antigo advogado, Michael Cohen, a mentir para o Congresso sobre o projeto da construção de uma torre em Moscou. A matéria causou muita repercussão na imprensa.

Na noite desta sexta-feira, o site publicou uma atualização na matéria afirmando que o escritório do conselho especial Robert Mueller está contestando as afirmações do BuzzFeed News.

“A descrição do BuzzFeed sobre as declarações específicas ao Escritório do Conselho Especial e a caracterização dos documentos e depoimentos obtidos por este escritório, relativas ao testemunho de Michael Cohen no Congresso não são precisas”, disse um porta-voz para o Escritório do Conselho Especial Robert Mueller, em nota reproduzida pelo BuzzFeed News, sem entrar em detalhes.

A informação de que Trump teria ordenado o seu advogado a mentir no Congresso foi atribuída pelo BuzzFeed a “dois agentes federais [anônimos] envolvidos em uma investigação sobre o assunto”. Confira trecho da reportagem:

“As duas fontes disseram ao BuzzFeed News que Cohen também falou ao conselho especial que, após a eleição, o presidente pessoalmente o instruiu a mentir – alegando que as negociações terminaram meses antes de realmente terem sido finalizadas – a fim de ocultar o envolvimento de Trump. 

O escritório do conselho especial ficou sabendo da ordem de Trump para Cohen mentir para o Congresso através de entrevistas com várias testemunhas da Organização Trump e e-mails internos da empresa, mensagens de texto e vários outros documentos. Cohen então reconheceu essas instruções durante suas entrevistas com o conselho especial”.

A declaração do conselho especial foi notável em vários níveis - primeiro, o escritório do conselho especial fala muito raramente, e segundo, a declaração pareceu colocar fim em uma alegação sensacionalista que os legisladores democratas sugeriram no início do dia que poderia significar o fim da presidência do Trump.

A história publicada pelo BuzzFeed na noite de quinta-feira atribuiu a dois agentes federais uma afirmação incendiária: que Mueller coletou e-mails, mensagens de texto e depoimentos indicando que Trump havia ordenado a Cohen que mentisse ao Congresso sobre a extensão das discussões em torno de um projeto da Trump Tower em Moscou. Esse projeto nunca aconteceu, mas Cohen se declarou culpado no ano passado por mentir ao Congresso sobre o assunto. 

A matéria do BuzzFeed implicava fortemente que o presidente poderia ter cometido um crime, aumentando drasticamente a especulação de um possível impeachment. 

O escritório do conselho especial nunca emitiu uma declaração pública a respeito de evidências em sua investigação sobre a interferência de Trump e da Rússia na eleição de 2016. 

O BuzzFeed News disse em um comunicado: "Continuamos a informar e determinar o que o conselho especial está contestando. Continuamos confiantes na precisão de nossa reportagem."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]