Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Política

Republicanos atacam a candidatura de Hillary

Comitê nacional do partido já tem uma dezena de funcionários destacados para atacar candidatura da ex-secretária de Estado

Alguns nomes apoiados por Hillary perderam as eleições | Yuri Gripas/ Reuters
Alguns nomes apoiados por Hillary perderam as eleições (Foto: Yuri Gripas/ Reuters)

Mesmo antes de as urnas fe­­charem no dia da eleição, os republicanos mudaram o foco para 2016 e para o principal alvo do partido: Hillary Clinton. O senador de Kentucky, Rand Paul, fez uma análise que aponta para o próximo pleito: "Esta noite [das eleições] foi realmente uma referência não apenas sobre as políticas do presidente, mas sobre Hillary Clinton". A derrota dos democratas representa, segundo ele, "um fracasso épico dos Clintons".

Segundo o chefe do Comitê Nacional Republicano (RNC), Mike Shields, o RNC já tem de oito a dez funcionários trabalhando para minar a potencial candidatura de Hillary. A maioria dos democratas acredita que ela deve concorrer e espera-se que anuncie a decisão no fim do ano. A ex-secretária de Estado não apareceu publicamente no dia das eleições, mas passou as últimas semanas em campanha extensiva para os democratas nas disputas competitivas tanto para o Senado quanto para os governos estaduais, comparecendo em 45 eventos políticos durante dois meses em 19 estados.

De acordo com republicanos, Clinton tem laços com as duas maiores derrotas democratas. O senador do Arkansas, Mark Pryor, que perdeu para o republicano Tom Cotton, e Alison Lundergan Grimes, derrotada pelo líder do Se­­nado, Mitch McConnell, em Kentucky. Clinton ajudou a levantar fundos tanto para Pryor quanto para Alison. Em um ano difícil para os democratas, alguns dos aliados da ex-primeira-dama alcançaram vitórias, incluindo Tom Lobo na Pensilvânia, que derrotou o governador republicano Tom Corbett, além da senadora Jeanne Shaheen e da governadora Maggie Hassan, de New Hampshire, que receberam ajuda de Clinton durante a semana final da campanha.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.