Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
relíquia

Restauração transforma mosaicos em “caricaturas”

Dez obras do período do Império Romano que estão em museu de arqueologia no sul da Turquia foram danificadas

Os mosaicos foram fotografados antes e depois pelo artesão turco Mehmet Daskapan, para quem as obras viraram “caricaturas”. | Mehmet Daskapan / Divulgação / EFE
Os mosaicos foram fotografados antes e depois pelo artesão turco Mehmet Daskapan, para quem as obras viraram “caricaturas”. (Foto: Mehmet Daskapan / Divulgação / EFE)

Mosaicos do período do Império Romano foram danificados em uma restauração mal sucedida feita em um museu no sul da Turquia, informou nesta semana a mídia local.

Os erros foram apontados pelo artesão turco Mehmet Daskapan, que divulgou fotos das peças antes e depois das restaurações. São dez mosaicos, parte do acervo do Hatay Archaeology Museum. Para Daskapan, as obras “se tornaram caricaturas do que eram e perderam seu valor original”.

Daskapan diz que o trabalho não seguiu regras básicas, como usar peças de cores e formatos semelhantes às originais. O resultado são expressões faciais e traços distorcidos. O museu instaurou uma investigação para apurar os erros.

O episódio lembra a restauração desastrosa da obra “Ecce Homo”, também conhecido como Cristo de Borja, do espanhol Elías García Martínez (1858-1934). A “restauração” foi feita pela espanhola Cecilia Giménez, que ficou mundialmente conhecida após “destruir” a obra.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.