• Carregando...
Bolívia
As pessoas leem as primeiras páginas dos jornais após as eleições presidenciais, em La Paz, Bolívia.| Foto: JORGE BERNAL/AFP

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da Bolívia divulgou nesta segunda-feira (21) o resultado preliminar da apuração de pouco mais de 95% dos votos nas eleições presidenciais de domingo, que apontam para um segundo turno entre o presidente Evo Morales (46,41%) e Carlos Mesa (37,07%).

O presidente boliviano precisa alcançar uma vantagem de dez pontos para evitar um segundo turno.

Quase 24 horas se passaram entra a divulgação destes números e o relatório anterior. O sistema de Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP) havia sido interrompido na noite de domingo, quando cerca de 83% dos dados estavam contabilizados, o que gerou questionamentos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e acusações por parte de Mesa de manipulação para evitar um segundo turno.

A missão de observação da (OEA) pediu na tarde de segunda-feira que o TSE da Bolívia explicasse por que a transmissão dos dados da apuração preliminar do resultado das eleições foi interrompida.

As eleições bolivianas têm dois tipos de apuração: uma contagem preliminar e o cômputo oficial. A contagem preliminar é a chamada Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP), que permite conhecer resultados parciais poucas horas após o encerramento da votação. Já o cômputo oficial é a apuração tradicional, que demora mais tempo.

A TREP divulgou dados até as 19:40 de domingo (20). Até aquele momento, 83,7% dos dados haviam sido contabilizados, e o resultado parcial indicava um segundo turno entre Evo Morales (45,28%) e Carlos Mesa (38,16%), em dezembro.

Segundo a presidente do TSE, Maria Eugenia Choque, a determinação de suspender a transmissão em até 100% tem o objetivo de evitar "confusão" com o início dos cálculos oficiais em cada uma das nove regiões da Bolívia. De acordo com o site Infobae, a lei eleitoral boliviana estabelece um período de até cinco dias para concluir os cálculos departamentais oficiais e outros três dias para os nacionais.

Em resposta, o candidato Carlos Mesa acusou o TSE de ocultar os resultados e de "manipulação" para "bloquear complemente o segundo turno". Mesa convocou uma vigília cidadã nos locais de apuração para evitar uma fraude.

O texto foi atualizado para a inclusão dos novos resultados preliminares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]