• Carregando...

A reunião dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, mais a Alemanha, terminou hoje em Moscou sem avanços sobre o impasse causado pela insistência do Irã de prosseguir com seu programa nuclear.

- No encontro, não se adotou qualquer decisão que suponha um avanço - disse uma fonte à agência Interfax.

O secretário-adjunto de Estado americano, Nicholas Burns, cancelou na última hora uma entrevista coletiva que se seguiria ao encontro, em função de ausência de resultados.

A reunião, que durou três horas, foi celebrada entre vice-ministros de Relações Exteriores da Rússia, dos Estados Unidos, da China, da Grã-Bretanha, da Françaa e da Alemanha.

Afora Rússia e China, os demais países querem levar o caso ao Conselho de Segurança no fim deste mês. No que se refere ao uso de força, somente os Estados Unidos não descartam a hipótese. Moscou e Pequim insistem na necessidade de uma solução diplomática.

O Irã tem até o dia 28 deste mês para acatar as exigências da comunidade internacional. Nesta data, a Agência Internacional de Energia Atômica informará ao conselho sobre o cumprimento das obrigações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]