A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, duvidou neste sábado que o líder norte-coreano, Kim Jong-Il, tenha se comprometido a não fazer mais testes nucleares.
- Não estou segura de que Kim tenha dito isso disse Rice, ao chegar a Moscou, após visitar Tóquio, Seul e Pequim para buscar empenho para as sanções da ONU contra o regime de Pyongyang.
Na sexta-feira, fontes diplomáticas afirmaram que o líder norte-coreano, em reunião com o negociador chinês, Tang Jiaxuan, havia prometido que seu país não faria novos testes nucleares e mostrado disposição para o diálogo com os Estados Unidos, se Washington retirasse suas sanções financeiras.
Durante vôo de Pequim para Moscou, Rice também afirmou que a China não deu a entender aos EUA, de nenhuma forma, que Pyongyang teria se comprometido a suspender novos testes. Segundo a secretária de Estado, Tang Jiaxuan não disse que o líder norte-coreano "tenha se desculpado pelo teste nuclear realizado e que tenha prometido que tais testes não voltariam a acontecer".
Rice assegurou ainda ao chefe da diplomacia russa, Serguéi Lavrov, que Washington não tem como objetivo o agravamento do conflito e sim a sua solução.
Leia mais: O Globo Online



