Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vaticano

Após visita de 250 mil fiéis, Santa Sé realiza rito de fechamento do caixão de Francisco

Cerimônia fechada foi realizada após três dias de visitação do público na Basílica de São Pedro (Foto: EFE/EPA/Escritório de Imprensa do Vaticano)

Ouça este conteúdo

A Santa Sé realizou no início da noite (horário local) desta sexta-feira (25) no Vaticano o Rito de Fechamento do Caixão do papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21).

O rito, presidido pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja Católica, foi realizado numa cerimônia fechada após o encerramento da visitação do público na Basílica de São Pedro, onde cerca de 250 mil fiéis prestaram a última homenagem a Francisco desde quarta-feira (23).

Seguindo orientações que o papa deixou no ano passado, seu corpo foi colocado em um caixão mais simples, de madeira revestida de zinco.

Segundo informações da Catholic News Agency, o rito litúrgico, que contou com a presença de vários cardeais e autoridades da Santa Sé, teve início com a leitura do “rogito”, um documento lido pelo mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, arcebispo Diego Ravelli, que resume a vida e as obras do papa.

Em seguida, foram entoados o Cântico de Zacarias e orações. O rosto de Francisco foi coberto com um véu de seda branca e Farrell aspergiu o corpo com água benta.

Ravelli então colocou no caixão uma bolsa contendo moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado de Francisco (2013-2025) e um tubo de metal com uma cópia do “rogito” contendo o selo do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Uma tampa de zinco, contendo uma cruz, o brasão do papa Francisco e uma placa com o nome do pontífice e informações sobre a duração da sua vida (ele morreu aos 88 anos de idade) e do seu pontificado, foi colocada sobre o caixão.

O revestimento de zinco foi então soldado e os selos do Cardeal Camerlengo da Santa Igreja Romana, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo de São Pedro foram prensados. Uma tampa de madeira, com uma cruz e o brasão de Francisco, foi colocada por último.

Em seguida, foram rezados uma antífona, salmos e a oração “Regina Coeli”, que substitui o “Angelus” durante o tempo pascal.

Neste sábado (26), será realizado o funeral do papa Francisco, que deverá contar com a participação de cerca de 170 delegações de todo o mundo, antes do sepultamento do pontífice na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.