• Carregando...
Segundo depoimentos, o pedaço de geleira partiu em dois pontos e gerou um deslizamento de quase 300 metros de largura que devastou tudo em seu caminho
Segundo depoimentos, o pedaço de geleira partiu em dois pontos e gerou um deslizamento de quase 300 metros de largura que devastou tudo em seu caminho| Foto: Reprodução Twitter

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas, duas gravemente, após o rompimento de uma parte da geleira de Marmolada, nas Dolomitas, nos Alpes italianos, e não está descartado que várias pessoas estejam desaparecidas, segundo os serviços de emergência da região do Vêneto.

A área está sendo evacuada neste domingo (3) de forma preventiva, caso ocorram novos deslizamentos de terra e a busca por possíveis vítimas. O rompimento, segundo as primeiras informações de Salvamento Alpino, teria ocorrido perto de Punta Rocca, na rota de subida do percurso normal para chegar ao cume onde se encontravam vários montanhistas.

De acordo com a imprensa italiana, os corpos das vítimas foram retirados da massa de gelo, mas ainda não foram recuperados e as buscas continuam para verificar a presença de outras pessoas. O trabalho de resgate é complicado porque existe o temor de mais deslizamentos de terra, mas cinco helicópteros e unidades caninas foram mobilizados na região com o objetivo de verificar a presença de outras pessoas, enquanto os feridos foram transferidos para hospitais de Trento, Bolzano, Belluno e Treviso.

No sábado (2), Marmolada atingiu uma temperatura recorde, com cerca de 10 graus no topo, explicou o presidente da região do Vêneto, onde se localiza parte do grupo montanhoso de Marmolada. Segundo depoimentos, o pedaço de geleira partiu dois pontos e gerou um deslizamento de quase 300 metros de largura que devastou tudo em seu caminho.

“Ouvimos um barulho alto, típico de um deslizamento de terra, depois vimos uma espécie de avalanche de neve e gelo descendo em grande velocidade e então percebi que algo grave havia acontecido. Com binóculos você pode ver a ruptura daqui", explicou à imprensa um dos gerentes do abrigo Castiglioni Marmolada, que presenciou o acidente.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]