Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entre os dias 13 e 18

Rubio visitará o Oriente Médio para discutir plano de Trump em Gaza, diz agência

O secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, ao lado do presidente dos EUA, durante campanha (Foto: EFE/EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH)

Ouça este conteúdo

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, está planejando sua primeira visita ao Oriente Médio desde que assumiu o cargo para os próximos dias.

De acordo com a agência Reuters, o integrante do novo governo de Donald Trump visitará Israel e países árabes da região ainda este mês, segundo informações de um funcionário do Departamento de Estado.

A primeira visita de Rubio ocorre em meio a discussões dentro do governo americano sobre um "plano" para reconstrução da Faixa de Gaza, que foi destruída durante a guerra iniciada pelo Hamas com o massacre de 7 de outubro de 2023.

O secretário de Estado reiterou na quarta-feira sua concordância com a hipótese dos EUA assumirem o controle de Gaza e transformarem o enclave palestino numa “Riviera do Oriente Médio”.

A pauta de discussão durante a ida ao Oriente Médio envolve justamente o assunto, que tem gerado uma série de críticas da comunidade internacional devido a declarações de Trump de que os palestinos deveriam ser deslocados da área para a "reconstrução".

O funcionário dos EUA disse à Reuters que Rubio discutirá a situação de Gaza e as consequências dos ataques do Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023 durante a viagem.

“O status quo não pode continuar. É como lavar, enxaguar e repetir. Torna-se familiar e você começa a pensar que é assim que a vida é e o que temos que esperar. O presidente Trump e Marco Rubio acreditam que não é esse o caso, que as coisas podem mudar”, disse o funcionário anonimamente.

Rubio viajará para a Conferência de Segurança de Munique e para Israel, Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita, entre os dias 13 a 18 de fevereiro.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.