Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ditaduras parceiras

Rússia agradece à Coreia do Norte por “solidariedade” na invasão à Ucrânia

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu (em imagem de arquivo), se encontrou com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e agradeceu pela ajuda na “questão ucraniana” (Foto: EFE/EPA/MIKHAIL METZEL/SPUTNIK/KREMLIN POOL)

Ouça este conteúdo

Um alto funcionário da ditadura da Rússia agradeceu nesta sexta-feira (21) pela ajuda da Coreia da Norte na guerra contra a Ucrânia, em visita a Pyongyang.

Segundo informações da agência russa Tass, o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, se encontrou com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

“Gostaria de expressar minha gratidão aos nossos amigos coreanos pela solidariedade com a posição da Rússia em todas as questões geopolíticas críticas e na questão ucraniana em particular”, disse Shoigu.

“A Rússia valoriza muito o nível alcançado de relações estratégicas entre os países e está comprometida em aprofundá-las”, acrescentou o secretário.

Moscou e Pyongyang sempre negaram ou minimizaram a participação da Coreia do Norte na guerra na Ucrânia, mas a inteligência de Kiev e a da Coreia do Sul detectaram que cerca de 11 mil militares norte-coreanos foram enviados no ano passado para lutar ao lado das forças russas na região de Kursk, no sudoeste da Rússia, onde os ucranianos iniciaram em agosto uma contraofensiva – agora praticamente debelada.

Outros 1,5 mil foram enviados para o front este ano e no início de março a Coreia do Sul informou que Pyongyang havia deslocado mais 3,5 mil soldados para treinamento na Rússia, após grandes baixas sofridas em Kursk.

Além disso, a Coreia do Norte ajudou na agressão contra a Ucrânia ao fornecer à Rússia armas como canhões de autopropulsão e sistemas de lançamento de foguetes.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.