Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Na Turquia

Rússia anuncia nova reunião com EUA nesta quinta-feira

Rússia critica "métodos" de Trump para promover interesses dos EUA no mundo
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, fez o anúncio nesta quarta-feira (26) (Foto: EFE/EPA/ALEXANDER NEMENOV)

Ouça este conteúdo

Representantes da Rússia e dos EUA se reunirão nesta quinta-feira (27), em Istambul, na Turquia, para discutir o trabalho das embaixadas dos dois países, segundo anunciou nesta quarta-feira (26) o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov.

"Esta reunião acontecerá amanhã em Istambul", disse Lavrov em entrevista coletiva em Doha, capital do Catar.

O chefe da diplomacia russa, que chegou a Doha vindo de Teerã, disse que este segundo contato direto entre Moscou e Washington demonstrará "o quão rápida e efetivamente" as partes podem avançar.

Lavrov explicou que diplomatas de alto escalão e especialistas da Rússia e dos EUA se reunirão em Istambul para discutir os problemas que se acumularam nas relações bilaterais como "consequência de atividades ilegais da administração anterior (dos EUA) para criar obstáculos artificiais às atividades da embaixada russa".

Nesse sentido, acrescentou que a Rússia "naturalmente respondeu” às ações de Washington e criou "condições desconfortáveis" para o trabalho da delegação dos EUA na capital russa.

No dia anterior, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia negou a realização de uma nova rodada de consultas entre representantes diplomáticos russos e americanos em Riad.

Enquanto isso, o Kremlin anunciou que os próximos contatos, após aqueles realizados em 18 de fevereiro em Riad, seriam realizados em nível de especialistas para negociar a restauração do diálogo por meio da normalização do trabalho das embaixadas de ambos os países.

O ditador russo, Vladimir Putin, concordou no último dia 12 de fevereiro, em uma conversa telefônica com Donald Trump, em iniciar negociações para acabar com a guerra na Ucrânia e comemorou o primeiro contato direto com os EUA em mais de três anos em Riad.

Putin saudou o contato como a primeira tentativa de construir confiança entre as duas potências, o que classificou como crucial para alcançar um acordo pacífico na Ucrânia, e negou que Kiev seria excluída das negociações.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.