• Carregando...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky| Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

A Rússia lançou oito mísseis balísticos contra Kiev, capital da Ucrânia, na madrugada desta segunda-feira (11). Todos foram abatidos pelas defesas aéreas ucranianas, disse a Força Aérea do país.

Segundo a Ucrânia, as interceptações ocorreram por volta das 4h da manhã (horário local, 22h de domingo (10) em Brasília). As explosões foram ouvidas no centro da capital ucraniana.

De acordo com a Administração Militar de Kiev, fragmentos dos mísseis interceptados feriram pelo menos quatro pessoas quando caíram. Várias casas também sofreram danos com o impacto dos destroços.

Os mísseis balísticos estão entre os mais difíceis de interceptar no arsenal russo. Há meses que a Rússia não atacava a capital da Ucrânia com este tipo de armamento. Nos seus últimos ataques, as forças russas usaram apenas drones kamikaze Shahed, desenvolvidos pelo Irã.

Os oito mísseis foram disparados do oblast de Bryansk, na Federação Russa e na fronteira com a Ucrânia.

Graças aos Patriots e outros sistemas antiaéreos estrangeiros de alta precisão e capacidade de resposta, a Ucrânia é capaz de abater mísseis balísticos e supersônicos na região de Kiev, onde ficou concentrado o melhor equipamento militar recebido do Ocidente. Por outro lado, a Ucrânia continua vulnerável a estes tipos de mísseis em praticamente todo o resto do país.

Além de abater os oito mísseis, as defesas aéreas ucranianas também interceptaram 18 drones kamikaze Shahed no sábado (9) no sul do país. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]