
Ouça este conteúdo
A Justiça da Rússia condenou nesta quarta-feira (5) um britânico a 19 anos de prisão por ter lutado ao lado de forças da Ucrânia na região russa de Kursk, onde Kiev iniciou uma contraofensiva em agosto de 2024.
Segundo informações do jornal The Times of Moscow, James Scott Rhys Anderson, de 22 anos, havia sido preso em novembro e agora foi condenado pelo Segundo Tribunal Militar Distrital Ocidental, em Kursk, por acusações de terrorismo e atuação como mercenário.
A sentença estipula que ele terá que cumprir cinco anos num presídio e 14 anos em uma colônia penal de segurança máxima. Anderson é o primeiro combatente estrangeiro condenado criminalmente na Rússia por participação na guerra na Ucrânia.
A Rússia considera que os estrangeiros que lutam no conflito são “mercenários” e podem ser julgados pela Justiça criminal, sem as proteções para prisioneiros de guerra estabelecidas pelas Convenções de Genebra.
O governo britânico ainda não se pronunciou sobre a condenação de Anderson. Quando ele foi preso, o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, disse que o governo britânico forneceria a Anderson “todo o apoio que pudéssemos”.







