Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
polêmica

Rússia discute novo acordo com os EUA sobre adoções

Adoções foram paralizadas após incidente em que uma mãe adotiva americana enviou menino sozinho de volta para a Rússia

Estados Unidos e Rússia irão discutir um novo acordo para regulamentar a adoção de crianças russas por famílias norte-americanas, depois do escândalo em que uma mulher devolveu seu filho adotivo, disse o Departamento de Estado na quinta-feira.

Aytyom Savelyev, de 7 anos, chegou neste mês sozinho ao aeroporto de Moscou, levando um bilhete em que a mãe norte-americana dizia que não o queria mais. O caso provocou comoção nos dois países.

P.J. Crowley, porta-voz do Departamento de Estado, disse que houve uma reunião "frutífera" na quinta-feira em Moscou para que as adoções sejam retomadas, mas que um acordo ainda irá demorar.

"Nós nos comprometemos a buscar um acordo que fortaleça o processo de adoção de crianças russas e famílias norte-americanas", disse Crowley a jornalistas. "Esperamos (...) tranquilizar o governo russo de que partilhamos dos seus objetivos, queremos ver essas adoções continuarem, e partilhamos do interesse da Rússia em proteger essas crianças."

Ele afirmou que uma nova reunião foi marcada para 12 de maio, e que aparentemente a Rússia manterá por enquanto a prática de retardar novas adoções para os EUA.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.