
Ouça este conteúdo
A Rússia afirmou nesta terça-feira (25) que manterá em segredo os detalhes das negociações realizadas com os EUA na segunda-feira em Riad, capital da Arábia Saudita.
"Durante essas negociações, nos aprofundamos nos detalhes, então, é claro, seu conteúdo não será tornado público", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante sua entrevista coletiva diária.
Peskov destacou que "o resultado das longas negociações russo-americanas foi encaminhado às capitais. Agora está sendo analisado".
"Os relatórios agora estão sendo revisados nas capitais. Então depois poderemos conversar sobre algum tipo de entendimento", acrescentou.
As agências de notícias russas falaram anteriormente sobre a divulgação iminente de uma declaração conjunta e o Ministério das Relações Exteriores russo anunciou que o chanceler Sergey Lavrov relataria os resultados das negociações durante uma entrevista na televisão.
Peskov também afirmou que ambos os lados concordaram em continuar os contatos, embora tenha especificado que não há uma data específica para a próxima rodada de consultas.
Sobre um possível encontro entre delegações da Rússia e da Ucrânia, afirmou que o assunto nunca foi levantado em Riad.
O chefe da delegação russa, Grigory Karasin, declarou esta manhã que as consultas com os EUA não foram fáceis, mas foram úteis.
"Nós falamos de tudo. O diálogo foi intenso, complicado, mas muito útil para nós e para os americanos", disse Karasin à agência de notícias russa TASS.
Karasin reconheceu que as partes não conseguiram concordar em tudo, mas comemorou o fato de que as negociações com os americanos haviam ocorrido. "O fato de tal conversa ter ocorrido me parece muito oportuno, dada a chegada do novo governo e de novos políticos (nos EUA)", comentou.
Karasin descreveu as negociações de ontem como "construtivas" e afirmou que os contatos continuarão, envolvendo também outros membros da comunidade internacional.
As consultas entre as delegações dos dois países duraram mais de 12 horas. Ao longo da reunião, os negociadores fizeram três pausas para descanso ou consultas com suas respectivas capitais.
Peskov já havia antecipado ontem à noite que Moscou não planeja assinar nenhum documento após as negociações na capital saudita.
As negociações ocorreram no Hotel Ritz-Carlton, em Riad, com a participação de Karasin e Sergei Beseda, assessor do diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB, ex-KGB), pelo lado russo.




