• Carregando...
O ditador venezuelano Nicolás Maduro |  YURI CORTEZ / AFP
O ditador venezuelano Nicolás Maduro| Foto:  YURI CORTEZ / AFP

Militares privados contratados que fazem missões secretas para a Rússia voaram para a Venezuela nos últimos dias para reforçar a segurança do ditador Nicolás Maduro em meio aos protestos da oposição, segundo a agência de notícias Reuters, que citou duas fontes anônimas próximas aos militares. 

Uma terceira fonte disse à Reuters que já havia um contingente dos militares na Venezuela, sem precisar quando chegaram ou qual seria o papel deles. 

A Reuters relata ainda que Yevgeny Shabayev, líder de um grupo paramilitar de cossacos com ligações a militares russos com contratos privados, disse ter ouvido que o número de militares contratados na Venezuela é de cerca de 400. As outras fontes falam em grupos pequenos.

Leia também:  Enquanto tensão entre Venezuela e EUA aumenta, Rússia alerta sobre ‘intervenção’ americana

O porta-voz do Kremlin disse à agência de notícias que não tinha conhecimento dessa informação. 

Shabayev relatou que o grupo partiu de dois aviões fretados para Havana, Cuba, e de lá foi transferido para voos comerciais regulares para a Venezuela. A missão dos militares seria proteger Maduro de simpatizantes da oposição dentro de suas próprias forças de segurança que poderiam tentar detê-lo. 

A Rússia é aliada do regime de Maduro e nos últimos anos fez investimentos de bilhões de dólares no país. Após a declaração nesta quarta-feira (23) do líder da oposição Juan Guaidó de que é o presidente interino do país, o Kremlin manteve o apoio a Nicolás Maduro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]