• Carregando...
Rússia intercepta jatos dos EUA e Suécia sobre o Mar Báltico
| Foto: Reprodução/ Youtube/ Ministério da Defesa da Rússia

A Rússia interceptou dois aviões de reconhecimento, um dos Estados Unidos e outro da Suécia, sobre o Mar Báltico na segunda-feira (10), anunciou o Ministério da Defesa do país nesta terça-feira. Esse é o mais recente de uma sequência de encontros similares que acontecem em meio a tensões entre Washington e Moscou.

Um avião militar russo Su-27 interceptou os dois caças americano e sueco perto da fronteira russa sobre o Mar Báltico, onde a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está realizando exercícios simulados, e escoltou os jatos "para evitar uma violação da fronteira russa", segundo o Ministério da Defesa russo.

"Em 10 de junho, o serviço de controle aéreo russo detectou dois alvos aéreos sobre as águas neutras do Mar Báltico se aproximando da fronteira da Rússia. Um avião de combate Su-27 das Forças de Defesa Aérea da Frota do Báltico foi destacado para interceptar os alvos", disse o comunicado do Ministério, segundo a agência russa de notícias Tass.

Ainda segundo a Tass, o caça russo se aproximou das aeronaves a uma distância segura e os identificou como os jatos de reconhecimento RC-135, da Força Aérea dos EUA, e um Gulfstream da Força Aérea sueca. Esses jatos de reconhecimento são usados principalmente para fins de coleta de informações de inteligência.

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo da interceptação:

Um oficial das forças armadas americanas confirmou o encontro, e disse que ele foi seguro e profissional. "Um RC-135 estava voando em uma missão de rotina em espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico. Ele foi interceptado por uma aeronave Su-27 da Federação Russa. A interceptação foi considerada segura", disse um segundo oficial à rede de televisão americana CNN.

A interceptação desta segunda-feira aconteceu poucos dias após Estados Unidos e Rússia trocarem acusações após um quase acidente entre seus navios de guerra no Mar da China Oriental, na sexta-feira (7). Os países acusaram um ao outro de comportamento "perigoso" e "não profissional".

A OTAN está fazendo simulações navais, chamadas de Baltops, na parte sul do Mar Báltico de 9 a 21 de junho. Cerca de 40 navios e submarinos e 40 aviões de 18 países participam do exercício militar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]