Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaça

Próxima invasão? Rússia monta infraestrutura militar perto da fronteira com a Finlândia

Fronteira entre Rússia e Finlândia está fechada desde 2023, depois que Helsinque acusou Moscou de promover migração para desestabilizar o país (Foto: EFE/EPA/KIMMO BRANDT)

Ouça este conteúdo

A Rússia está reforçando bases e construindo infraestrutura militar perto da fronteira com a Finlândia, informou uma reportagem publicada nesta segunda-feira (19) pelo The New York Times.

O jornal americano publicou imagens de satélite recentes, cuja veracidade foi confirmada por oficiais da Otan, que mostram fileiras de novas tendas, novos armazéns para veículos militares, reformas em abrigos para caças e construções em uma base de helicópteros que estava sem uso anteriormente.

Porém, os oficiais da Otan ouvidos pelo NYT afirmaram que esse aumento de infraestrutura não pode ser comparado à mobilização que a Rússia promoveu ao longo da fronteira com a Ucrânia antes da invasão de fevereiro de 2022.

Nos meses anteriores, imagens de satélites mostravam dezenas de milhares de tropas, veículos militares, tendas e outras infraestruturas posicionados perto do limite entre os dois países.

Em 2023, numa reversão de décadas de neutralidade militar, a Finlândia entrou na Otan, devido a preocupações de invasão decorrentes da guerra russa contra a Ucrânia.

Além disso, fechou totalmente sua fronteira com o país do ditador Vladimir Putin, alegando incentivo por parte de Moscou à chegada em massa de imigrantes de países como Síria e Somália para desestabilizar o país, em retaliação pela entrada na aliança militar do Ocidente.

A fronteira entre Rússia e Finlândia tem cerca de 1,3 mil km, a maior entre o território russo e um país da Otan.

Por ora, Helsinque não considera a movimentação russa uma ameaça imediata e afirma que uma mobilização finlandesa na fronteira em resposta não deve acontecer agora.

“O aumento da força militar em nossas áreas próximas acontecerá depois que os combates na Ucrânia se acalmarem”, disse Janne Kuusela, diretor de política de defesa do Ministério da Defesa finlandês.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.