• Carregando...
Alexei Navalny, principal opositor do presidente russo Vladimir Putin | KIRILL KUDRYAVTSEVAFP
Alexei Navalny, principal opositor do presidente russo Vladimir Putin| Foto: KIRILL KUDRYAVTSEVAFP

A autoridade prisional russa negou, em nota, que tenha havido quaisquer mudanças nas condições das cadeias das cidades-sede da Copa do Mundo.

A novidade havia sido divulgada, em tom agora comprovadamente sarcástico, pelo ativista e blogueiro Alexei Navalny. Ele havia sido solto após cumprir 30 dias de prisão por organizar um protesto não autorizado contra a posse do presidente Vladimir Putin, no dia 5 de maio.

Em sua conta no Instagram, Navalny descrevia que as celas haviam sido reformadas, com novos vasos sanitários. Teria havido melhoria nos cardápios e TVs teriam sido instaladas nos corredores dos blocos de sua prisão em Moscou, visando atender eventuais fãs que acabarem presos durante o Mundial.

Ao fim, era uma piada sobre o "padrão Fifa", termo popularizado na Copa de 2014 no Brasil para diferenciar os serviços públicos do país daquilo que a entidade exigia em termos de qualidade nos estádios.

A dúvida que persiste é se Navalny irá convocar algum de seus protestos via internet durante o Mundial. No ano passado, ele obteve sucesso e promoveu atos com dezenas de milhares de pessoas em várias cidades. Tendo sido barrado de disputar a eleição presidencial de março, por ter uma condenação que ele diz ser injusta, Navalny tentou organizar um boicote nacional ao pleito. Fracassou: 67% dos russos foram às urnas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]