• Carregando...
Local de votação na eleição presidencial russa: oposição havia convocado para as 12h (horário local) protesto contra Putin em seções eleitorais
Local de votação na eleição presidencial russa: oposição havia convocado para as 12h (horário local) protesto contra Putin em seções eleitorais| Foto: EFE/EPA/STRINGER

Pelo menos 74 pessoas foram detidas neste domingo (17) na Rússia, durante o terceiro dia das eleições presidenciais em que a oposição ao Kremlin pediu votos contra o atual presidente, Vladimir Putin, que busca seu quinto mandato.

As prisões foram efetuadas em 17 cidades do país, incluindo Moscou, informou o portal OVD-Info, que monitora os direitos dos detidos pela polícia.

Pelo menos 19 detenções foram registradas até agora na capital russa. Segundo o OVD-Info, um casal foi levado à delegacia por usar um lenço com citações de George Orwell, autor do romance “1984”.

Outras 29 pessoas foram detidas em Kazan, capital da república russa do Tartaristão. Muitos dos detidos participaram da ação “Meio-dia contra Putin”, convocada pela oposição russa.

Um grande número de russos compareceu hoje às 12h para votar contra Putin, em uma enorme demonstração de rejeição coordenada pela oposição contra a reeleição do presidente e a guerra na Ucrânia.

Os organizadores da campanha, que contou com o apoio da viúva do falecido opositor Alexei Navalny, Yulia, e do magnata Mikhail Khodorkovsky, ambos no exílio, deram diversas opções aos participantes.

Alguns escreveram o nome de Navalny na cédula, outros marcaram mais de uma opção para que seu voto não fosse contabilizado e os demais decidiram exercer seu direito votando em outro candidato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]