Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra Rússia e Ucrânia

Rússia recupera 246 soldados e 15 feridos em troca de prisioneiros com a Ucrânia

(Foto: MINISTÉRIO DA DEFESA DA RÚSSIA/TELEGRAM DE ZELENSKY / EFE)

Ouça este conteúdo

A Rússia recuperou 246 soldados em uma troca de prisioneiros com a Ucrânia, que também resultou no retorno de 15 militares feridos, segundo informou o Ministério da Defesa russo neste sábado (19).

O comunicado militar publicado no Telegram explica que, em troca, "como um gesto de boa vontade", Kiev recebeu 31 soldados feridos. Os russos feridos, que agora estão em Belarus, "precisam de assistência médica urgente", afirmou a postagem.

Todos os soldados libertados retornarão à Rússia para reabilitação em hospitais militares. Como em ocasiões anteriores, a Rússia agradeceu aos Emirados Árabes Unidos por seus esforços de mediação.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também comemorou o retorno de 277 "guerreiros" na troca com a Rússia. "Nossa gente está em casa: uma das melhores notícias possíveis. Mais 277 guerreiros retornaram do cativeiro russo", escreveu o presidente ucraniano em uma mensagem publicada em sua conta na rede social X, acompanhada de um vídeo mostrando imagens dos soldados libertados envoltos nas bandeiras de seu país.

Desde o início da invasão russa, de acordo com dados apresentados por Zelensky, "4.552 pessoas — tanto combatentes quanto civis — foram repatriadas com sucesso de prisões russas para suas casas".

A troca de prisioneiros foi divulgada pouco depois que o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma trégua de 30 horas na guerra na Ucrânia por ocasião da Páscoa Ortodoxa. 

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.