• Carregando...
Presidente russo acompanha por vídeo o lançamento: teste ocorre no momento em que as tropas russas intensificam os ataques ao leste da Ucrânia
Presidente russo acompanha por vídeo o lançamento: teste ocorre no momento em que as tropas russas intensificam os ataques ao leste da Ucrânia| Foto: EFE/EPA/MIKHAIL KLIMENTYEV/KREMLIN

A Rússia testou nesta quarta-feira (20) um míssil balístico intercontinental com capacidade nuclear, ação que o presidente Vladimir Putin destacou que poderá fazer inimigos de Moscou “pensarem duas vezes”, justamente no momento em que as tropas russas intensificam os ataques ao leste da Ucrânia.

Segundo informações da agência estatal Sputnik, o míssil balístico intercontinental de baseamento fixo Sarmat foi disparado da região de Arkhangelsk, noroeste da Rússia, e “os objetivos do lançamento foram atingidos na sua totalidade”, de acordo com comunicado do Ministério da Defesa.

“As características calculadas foram confirmadas em todas as etapas de seu voo. As ogivas de treinamento chegaram à área programada no polígono de Kura na península de Kamchatka”, acrescentou a pasta.

Cada míssil pode transportar até 15 ogivas nucleares. Putin havia anunciado o desenvolvimento do Sarmat em 2018, e a decisão de testá-lo agora parece ser um recado à Ucrânia e aos países que têm ajudado Kiev com envio de armamentos.

Por videoconferência, Putin elogiou o teste e disse que o Sarmat “não tem análogos no mundo, e não terá por muito tempo”.

“Esta arma verdadeiramente única fortalecerá as capacidades de combate de nossas forças armadas, garantirá de forma confiável a segurança da Rússia de ameaças externas e obrigará a pensar duas vezes aqueles que no calor da retórica frenética e agressiva estão tentando ameaçar nosso país”, afirmou o presidente russo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]