Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra

Russos teriam tomado segunda cidade. Geórgia protege a capital Tbilisi

Informação sobre a tomada da cidade de Gori não foi confirmada por repórteres da Agência Reuters, que estão na região

Soldado russo passa correndo próximo ao corpo de um soldado da Geórgia. Os combates continuam | Dimitri Kostyukov/AFP
Soldado russo passa correndo próximo ao corpo de um soldado da Geórgia. Os combates continuam (Foto: Dimitri Kostyukov/AFP)
Tropas russas desembarcam em cidade próxima à região do conflito com a Georgia, na Ossétia do Sul |

1 de 6

Tropas russas desembarcam em cidade próxima à região do conflito com a Georgia, na Ossétia do Sul

 |

2 de 6

Os médicos de um hospital local transferiram pacientes para um porão fracamente iluminado depois que as explosões abriram grandes buracos nos andares superiores. |

3 de 6

Os médicos de um hospital local transferiram pacientes para um porão fracamente iluminado depois que as explosões abriram grandes buracos nos andares superiores.

 |

4 de 6

Mulher georgiana chora, com a criança no colo, em frente ao bloco de apartamentos civis bombardeados por tropas russas |

5 de 6

Mulher georgiana chora, com a criança no colo, em frente ao bloco de apartamentos civis bombardeados por tropas russas

Homem chora sobre o corpo de seu irmão, na cidade de Gori, bombardeada pelos russos |

6 de 6

Homem chora sobre o corpo de seu irmão, na cidade de Gori, bombardeada pelos russos

Uma autoridade da Geórgia disse nesta segunda-feira (11) que as forças russas tomaram a cidade georgiana de Gori, a 60 quilômetros da capital Tbilisi, mas uma testemunha da Reuters não viu nenhuma tropa na cidade vazia. "Eles capturaram a cidade de Gori", disse à Reuters o secretário do Conselho de Segurança da Geórgia, Kakha Lomaia, por telefone. Um repórter da Reuters em Gori disse: "Estamos dirigindo pela cidade agora e eu não vejo sinal de tropas ou veículos militares. Está absolutamente deserta".

A Geórgia afirmou nesta segunda-feira que está transferindo tropas da zona de conflito, perto da Ossétia do Sul, em direção à capital Tbilisi. "Recebemos informações muito confiáveis que os russos decidiram mover-se em direção a Gori", disse à Reuters Kakha Lomaia, oficial georgiano. "É por isso que decidimos tirar todas as nossas tropas e realocá-las... para defender Tbilisi."

G7 pede fim do conflito

Os ministros das Relações Exteriores do G7, o grupo das sete países mais industrializados do mundo, apelaram à Rússia na segunda-feira que aceite um cessar-fogo imediato com a Geórgia e respeite a integridade territorial do país, informou o Departamento de Estado norte-americano.

Um porta-voz do Departamento de Estado disse que, em uma teleconferência, os ministros discutiram a situação na Geórgia e na região separatista da Ossétia do Sul e manifestaram apoio aos esforços de mediação liderados pelos ministros das Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, e finlandês, Alexander Stubb.

"(Os ministros do G7) pediram à Rússia que aceite um cessar-fogo imediato. Eles expressaram profunda preocupação com as mortes de civis e os ataques contínuos a locais civis", disse o porta-voz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.