Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
estava desidratado

Saiba como o menino de 7 anos deixado pelos pais em floresta no Japão sobreviveu

Menino foi encontrado por membros das Forças de Autodefesa japonesas após seis dias desaparecido

Carro passa próximo ao local onde Yamato foi encontrado | STR/AFP
Carro passa próximo ao local onde Yamato foi encontrado (Foto: STR/AFP)

Seis dias após ter sido deixado em uma floresta pelos pais, o menino Yamato Takooda, de 7 anos, foi encontrado em bom estado de saúde, apenas com leves escoriações. A sobrevivência do garoto, resgatado nesta sexta-feira (3), no Japão, parecia improvável, considerando que a floresta em que se perdeu era de vegetação densa e habitada por ursos.

Deixado para trás como castigo por jogar pedras em carros e pessoas, o menino caminhou por cerca de cinco quilômetros sem comida ou água até chegar a uma base militar no meio da floresta na cidade de Shikabe. Para chegar à cabana, ele precisou subir uma encosta bastante íngreme. As informações são do jornal Japan Times.

O abrigo encontrado por Yamato, uma estrutura construída para o pernoite de soldados, estava com uma das portas abertas. Ao entrar, a criança se deparou com vários colchões, que utilizou para se aquecer e para deitar. Do lado de fora do abrigo, uma única torneira ajudou a salvar a vida do pequeno, que, ao ser localizado, contou à polícia que “não tinha comida, por isso bebeu água”.

Quando encontrado, Yamato devorou dois oniguiris – bolinho de arroz japonês – oferecidos pela equipe de resgate e foi levado para um hospital em estado aparente de exaustão. Segundo o Japan Times, o menino estava com sinais de hipotermia e desidratação, mas passa bem. Durante a noite, as temperaturas chegavam a 7°C.

Pai lamenta o ocorrido

À publicação, o pai de Yamato, Takayuki Tanooka, disse se arrepender do que aconteceu. Além de pedir desculpas ao filho, Tanooka desculpou-se com a população japonesa, afirmando ter ido “longe demais” ao deixar o menino sozinho. Ainda, disse que queria apenas o melhor para Yamato.

Num primeiro momento, os pais do menino afirmam que ele havia sumido enquanto a família fazia uma trilha para colher vegetais. Mais tarde, afirmaram que o deixaram sozinho para “assustá-lo um pouco”.

À imprensa, Tanooka disse que inicialmente mentira porque estava muito envergonhado do que ele e a esposa haviam feito.

A busca envolveu centenas de policiais, bombeiros e membros das Forças de Autodefesa do país.

Colaboraram: Cecília Tümler e Mariana Balan.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.