• Carregando...
O pré-candidato republicano Rick Santorum em discurso em Washington nesta terça-feira (14) | Anthony Bolante/Reuters
O pré-candidato republicano Rick Santorum em discurso em Washington nesta terça-feira (14)| Foto: Anthony Bolante/Reuters

O pré-candidato republicano à presidência Rick Santorum ganhou espaço nesta terça-feira (14), ao liderar as pesquisas nacionais e em Michigan, terra natal de seu rival Mitt Romney, antes das primárias do dia 28 de fevereiro neste estado do norte dos Estados Unidos.

Uma pesquisa nacional publicada nesta terça-feira e elaborada pela cadeia CBS e o jornal The New York Times deu a Santorum 30% das intenções de voto nas primárias, enquanto Romney obteve 27%, o congressista do Texas (sul) Ron Paul, 12%, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, 10%.

Dessa forma, Santorum está na frente de Romney, que já foi o favorito durante várias semanas, ofuscando o cenário para o ex-governador de Massachusetts (nordeste), derrotado em três estados na semana passada por Santorum, ex-senador da Pensilvânia (noroeste).

Além disso, pesquisas em Michigan dão a Santorum 39% das adesões nas primárias, contra 24% para Romney, 12% para Paul e 11% para Gingrich, segundo dados publicados na segunda-feira (13) pelo Public Policy Polling.

Contudo, os partidários de Romney começavam a dispor de sua grande artilharia: grandes gastos em anúncios por rádio e televisão, que os levou à vitória nos estados-chave como Flórida (sudeste) e Iowa (centro-norte).

Michigan, onde nasceu e cresceu Romney, parece se tornar um estado decisivo para o pré-candidato, que não conseguiu convencer os republicanos de que é o homem indicado para disputar a Casa Branca com o presidente democrata Barack Obama, em novembro.

"Sou um filho de Detroit (sudeste de Michigan)", declarou Romney em um editorial, publicado na terça-feira no jornal The Detroit News.

A organização jornalística Politico relatou que o comitê de ação política (Super PAC) que apoia Romney gastará cerca de meio milhão de dólares nesse estado durante a semana de 14 a 20 de fevereiro, o que representa uma escalada considerável dos níveis de seus gastos.

Além disso, a campanha de Romney parece estar preparando uma série de ataques contra Santorum, tratando de retratá-lo como alguém que nunca dirigiu nada maior que um escritório no Senado.

"Santorum é um quadro em branco, de forma que todo mundo está projetando o que quer sobre ele, já que ele é o último anti-Romney", disse um conselheiro do ex-gobernador de Massachusetts, citado pelo site especializado em política Buzzfeed. "Santorum será apresentado diante de pessoas que não o conhecem", acrescentou.

"Vão interrogá-lo duramente sobre suas credenciais, o lobby, ter votado para quintuplicar o teto da dívida federal," prosseguiu o conselheiro. "A história de Santorum será contada em grande medida nas próximas semanas".

Santorum, um cristão conservador, parece ter se beneficiado de sua imagem de político com raízes na classe trabalhadora da Pensilvânia.

Sua liderança nas pesquisas acontece depois de uma súbita irrupção de acalorados debates nacionais em torno de temas culturais, religiosos, sobre casamento entre homossexuais, contracepção e direitos da mulher.

A posição de Santorum sobre esses temas fez com que se tornasse o único pré-candidato consistentemente conservador no espectro republicano.

Espera-se que em Michigan, Santorum mude o rumo das discussões para se concentrar na criação de emprego e outros temas de grande interesse para os eleitores.

Os quatro candidatos à nomeação republicana concordaram em participar de um debate realizado pela CNN, que será realizado no Arizona (sul) dia 22 de fevereiro, menos de uma semana antes das primárias nesse estado e em Michigan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]