Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vigilância

Satélite espião transmitirá imagens do Irã a Israel em 24 horas

O satélite israelense de observação espacial EROS B, lançado nesta segunda feira da Sibéria, divulgará as primeiras imagens do Irã dentro de 24 a 48 horas, segundo prevêem as Forças Armadas de Israel, informou nesta quarta-feira a rádio pública do país.

O satélite espião, qualificado de comercial e lançado ao espaço pela companhia internacional ImageSat, poderá captar fotografias de objetos com tamanho a partir de 70 centímetros.

O diretor do Programa Espacial israelense, Isaac Ben Israel, declarou nesta quarta-feira à emissora que o EROS B permitirá a seu país acompanhar a evolução do programa nuclear do Irã, cujo presidente, Mahmoud Ahmadinejad, reiterou que o Estado judeu deve ser riscado do mapa.

O novo satélite, que entrou em órbita 20 minutos após seu lançamento ontem à noite, poderá identificar, devido ao alto nível de resolução de seus câmaras, a construção de instalações destinadas ao enriquecimento de urânio, algo decisivo para a produção de armas atômicas.

O Irã está atualmente no centro de uma crise internacional devido a seu programa nuclear, embora o país assegure que pretende gerar apenas eletricidade através de suas pesquisas e instalações atômicas.

O satélite israelense, cuja trajetória é controlada a partir de uma base terrestre da Indústrias Aeronáuticas de Israel (IAI) na cidade de Iehud, no meio caminho entre Jerusalém e Tel Aviv, também poderá transmitir imagens de locais do território iraniano de onde os militares do país poderiam lançar seus mísseis balísticos Shehab.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.