• Carregando...

Dois satélites de comunicação colidiram no primeiro acidente de grande porte entre duas naves espaciais na órbita da Terra, causando duas nuvens de fragmentos que representam um pequeno risco à estação espacial internacional Alpha, informaram autoridades espaciais no fim da noite de ontem.

A agência aeroespacial americana (Nasa, por suas iniciais em inglês) informou que precisará de algumas semanas para determinar com exatidão a magnitude do choque, ocorrido terça-feira na órbita terrestre a cerca de 800 quilômetros sobre a região russa da Sibéria.

"Sabíamos que isso aconteceria um dia", comentou Mark Matney, um cientista do Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston, especializado em lixo espacial. A Nasa calcula que o risco à estação orbital seja mínimo. A base circunda a Terra mais de 400 quilômetros abaixo da área de choque. Da mesma forma, não há expectativa de perigo para o ônibus espacial que partirá no próximo dia 22 com sete astronautas a bordo, mas uma nova reavaliação será feita nos próximos dias.

O choque envolveu um satélite comercial americano lançado em 1997 e um de fabricação russa colocado em órbita em 1993 e que, aparentemente, estava fora de funcionamento. O satélite russo estava fora de controle, afirmou Matney. Cada um dos satélites pesava aproximadamente meia tonelada. Ainda é desconhecida a quantidade de destroços resultante da colisão. Já houve colisões acidentais anteriores na órbita da Terra, informou a Nasa, mas todas elas envolviam choques menores envolvendo peças soltas de foguetes ou de satélites pequenos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]