• Carregando...

A secretária de Estado sueca Ulrika Schenstrom pediu demissão nesta quinta-feira (1) depois de ter sido fotografada pela imprensa sensacionalista beijando um jornalista em um bar, um escândalo que segundo os analistas prejudica o primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt.

Ulrika, de 35 anos, entregou o pedido de demissão após uma semana de intenso debate nos meios de comunicação sobre se era apropriado que ela passasse a noite em um bar ao lado de um repórter de televisão.

Em um primeiro momento, o debate foi sobre o beijo no jornalista, mas a demissão foi anunciada um dia depois que imprensa revelou que os dois beberam vinho e cerveja no valor total de 945 coronas (cerca de R$ 260).

Reinfeldt se negou em várias ocasiões a revelar se a secretária de Estado estava embriagada e se estava de serviço na noite do flagra. Se estivesse, ela seria a responsável por coordenar a reação da Suécia em caso de emergência nacional.

A questão é especialmente delicada já que o governo sueco anterior foi criticado pela resposta lenta à catástrofe nacional mais recente, a tsunami na Ásia em 2004, que matou 543 suecos. Quase 20.000 suecos estavam de férias na Tailândia no momento da tsunami.

A saída de Ulrika representa um duro golpe para o primeiro-ministro, que passou pela demissão de três membros de seu gabiente ano passado por escândalos ou disputas internas.

Reinfeldt aparecia raras vezes em público sem Ulrika, que era considerada a principal responsável pela vitória do governo conservador nas eleições de 2006, que afastaram os social-democratas do poder depois de 12 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]