Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CONGRESSO

Secretário de Defesa dos EUA reclama de orçamento

Comentário foi feito no momento em que os militares americanos acabaram de entrar em novas iniciativas na Líbia e no Japão

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, se queixou nesta quinta-feira (31) no Congresso por causa de um impasse no orçamento que faz o Pentágono operar com limites estreitos de gastos, no momento em que os militares americanos acabaram de entrar em novas iniciativas na Líbia e no Japão.

"Nós estamos com um problema sério no orçamento", disse Gates ao Comitê de Serviços Armados do Senado. "Francamente, preciso da ajuda do Congresso. O Departamento de Defesa precisa da ajuda do Congresso. Se nós vamos fazer todas essas coisas, precisamos do dinheiro para fazê-las".

Os comentários de Gates foram feitos em uma audiência na qual os senadores pressionaram o secretário sobre os planos da administração Obama, se o coronel Muamar Kadafi permanecer no poder na Líbia ou se não permanecer. Gates reiterou que é contra enviar tropas terrestres americanas à Líbia e minimizou as chances de que as forças da coalizão usem tropas terrestres para estabilizar a situação no país.

Gates também se referiu à presença de 18 mil militares americanos e 19 navios que no momento ajudam o Japão a socorrer populações na região devastada pelo terremoto e o tsunami, dizendo que "existem custos associados a isso e nós também precisamos lidar com eles".

Pressionado sobre onde encontrará o dinheiro, Gates replicou a um senador: "Eu vou ter que fazer uma troca interna". Ele acrescentou mais tarde que existem US$ 4 bilhões que não foram pedidos nos projetos de gastos da Defesa que estão no momento em negociação, e "é para lá que eu vou olhar antes". As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.