• Carregando...
Presidente americano, Donald Trump, lançou uma série de tuites , criticando as investigações sobre a interferência russa nas eleições de 2016 | JIM WATSON/AFP
Presidente americano, Donald Trump, lançou uma série de tuites , criticando as investigações sobre a interferência russa nas eleições de 2016| Foto: JIM WATSON/AFP

O presidente americano, Donald Trump, disse que o secretário da Justiça dos Estados Unidos, Jeff Sessions, deveria parar as investigações sobre a interferência russa nas eleições americanas, conduzidas pelo procurador Robert Mueller. 

 Ele escreveu nas redes sociais nesta quarta-feira (1º) que Sessions "deveria parar essa caça às bruxas agora mesmo, antes que manche o país ainda mais." Disse ainda que Mueller "está totalmente em conflito" e que o conluio russo no pleito não é verdade. 

Críticas às investigações por parte de Trump são recorrentes, mas é a primeira vez que ele diz que o secretário deveria dar um fim à apuração. Ele já está na mira de autoridades por suspeita de obstrução de Justiça: Mueller está examinando seus tuítes contra Sessions e James Comey, ex-diretor do FBI, conforme o jornal The New York Times revelou na última semana. 

 A mensagem na rede social foi publicada no segundo dia do julgamento de Paul Manafort, ex-chefe de campanha de Trump acusado de crimes financeiros, como evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Ele não teria pago milhões de dólares em impostos em decorrência de trabalhos realizados na Ucrânia para um partido pró-russo e ter mentido para obter empréstimos quando o dinheiro parou de chegar.

O processo é resultado das investigações de Mueller sobre a campanha à presidência de 2016, mas não estão relacionados com a interferência russa nas eleições de 2016.

 Para tentar se afastar da polêmica, o presidente afirmou, que Manafort trabalhou por pouco tempo em sua campanha e que o governo deveria tê-lo avisado que o republicano estava sob investigação. 

Negativa

Mas, segundo dois advogados do presidente, Trump não estava pedindo que Sessions tomasse uma ação específica, “O presidente não determinou nenhuma ordem ou direção ao Departamento de Justiça”, disse Jay Sekulow. Ele complementou dizendo que Trump está autorizado a expressar sua opinião no Twitter.

 Durante a cúpula com Vladimir Putin em Helsinque, na Finlândia, Trump afirmou que as investigações do FBI sobre a intromissão russa nas eleições "são um desastre para o país". Depois, voltou atrás e reconheceu a atuação do país no pleito.

Repercussão

Senadores republicanos afirmaram nesta quarta-feira que a investigação sobre a interferência russa na eleição presidencial dos Estados Unidos de 2016, comandada pelo conselheiro especial Robert Mueller.

 O senador republicano John Thune (Dakota do Sul) comentou que Trump "tem sua própria maneira de transmitir seus pontos de vista, mas a maioria de nós aqui acredita que o processo precisa acontecer e irá". Já o senador republicano Orrin Hatch (Utah) comentou que muitos "desejam que a investigação de Mueller desapareça", mas acrescentou que "isso não irá acontecer". 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]