Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Secretário-geral alerta sobre “colapso financeiro iminente” da ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que recursos da organização podem acabar em julho (Foto: EFE/ Fraga Alves)

Ouça este conteúdo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou os Estados-Membros nesta sexta-feira (30) sobre o risco de um "iminente colapso financeiro" da organização.

A informação foi divulgada pela Reuters, que teve acesso a uma carta direcionada a embaixadores.

"A crise está se aprofundando, ameaçando a execução dos programas e correndo o risco de um colapso financeiro. E a situação deverá se deteriorar ainda mais em um futuro próximo", escreveu Guterres, citando a falta de pagamento de taxas e uma regra que obrigada as Nações Unidas a devolverem recursos que não foram utilizados.

O anúncio oficial da crise surge em um momento de afastamento dos EUA, o principal contribuinte da organização. O governo de Donald Trump reduziu drasticamente o financiamento voluntário destinado a agências da ONU.

No início de janeiro, o presidente assinou uma ordem executiva para retirar o país de 66 organizações internacionais e deixar de participar de tratados internacionais que, a seu critério, são contrários aos interesses nacionais, incluindo a retirada de 31 entidades da Organização das Nações Unidas (ONU).

O secretário-geral das Nações Unidas disse na carta que "as decisões de não honrar as contribuições obrigatórias que financiam uma parte significativa do orçamento regular aprovado foram agora formalmente anunciadas".

Guterres intimou os Estados-Membros a destinarem mais recursos à organização sob o risco de colapsar suas finanças. “Ou todos os Estados-Membros cumprem as suas obrigações de pagamento na íntegra e a tempo, ou os Estados-Membros devem rever fundamentalmente as nossas regras financeiras para evitar um colapso financeiro iminente”.

No documento direcionado a embaixadores, o chefe da ONU disse que os recursos podem se esgotar até julho.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.