Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sistema financeiro internacional

Secretário de Trump diz que FMI e Banco Mundial perderam foco e que EUA pressionarão por mudanças

Scott Bessent disse que as duas instituições dedicam “tempo e recursos desproporcionais para mudanças climáticas, questões de gênero e sociais” (Foto: EFE/EPA/CHRIS KLEPONIS/POOL)

Ouça este conteúdo

O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, disse nesta quarta-feira (23) que o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial perderam o foco em cumprir as funções para as quais foram criados e que o governo Trump vai se valer do peso dos Estados Unidos dentro das duas instituições para mudar seu direcionamento.

Segundo informações do site americano Axios, Bessent afirmou em um discurso no Instituto de Finanças Internacionais, em Washington, que “o FMI e o Banco Mundial desempenham papéis cruciais no sistema [financeiro] internacional”, mas “na situação atual, estão aquém do esperado”.

O secretário do Tesouro americano afirmou que as duas instituições dedicam “tempo e recursos desproporcionais para trabalhar com mudanças climáticas, questões de gênero e sociais” e precisam “recuar em suas agendas dispersas e sem foco, que sufocaram sua capacidade de cumprir suas funções principais”.

“A partir de agora, o governo Trump se valerá da liderança e da influência dos EUA nessas instituições e as pressionará a cumprir seus importantes mandatos”, disse Bessent.

Os Estados Unidos são o maior contribuinte do FMI, com US$ 117 bilhões em cotas e US$ 44 bilhões em fundos suplementares, e o maior acionista e investidor do Banco Mundial, ao responder por cerca de 18% do financiamento da instituição.

“Os Estados Unidos também exigirão que a administração e as equipes dessas instituições sejam cobradas para demonstrar progresso real”, acrescentou o secretário.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.