• Carregando...
Apoiadora de Trump durante evento na Geórgia, no último fim de semana
Apoiadora de Trump durante evento na Geórgia, no último fim de semana| Foto: EFE/EPA/ELIJAH NOUVELAGE

A auditoria do Senado do Arizona sobre os resultados das eleições para a presidência dos Estados Unidos no condado mais populoso do estado confirmou a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump em novembro do ano passado, conquistando os 11 votos do Arizona no Colégio Eleitoral americano.

No entanto, a auditoria eleitoral no condado de Maricopa encontrou problemas processuais, como duplicação de votos e potencial para fraudes. Os auditores recomendaram que o estado resolva essas questões para evitar questionamentos em eleições futuras.

O Senado estadual divulgou as conclusões durante uma audiência na tarde de sexta-feira (24), mas um rascunho das 110 páginas e três volumes da auditoria já havia sido tema de uma reportagem do The Arizona Republic publicada na quinta-feira (23).

A empresa Cyber ​​Ninjas, com sede na Flórida, a principal contratada, e a CyFIR, uma subcontratada com sede na Virgínia, iniciaram a auditoria forense em abril.

De certa forma, a auditoria se mostrou tão polêmica quanto a disputada eleição presidencial. Mas potencialmente fecha um capítulo em um dos estados mais disputados das eleições de 2020.

Nos resultados oficiais de novembro, Biden obteve 1,67 milhão de votos no Arizona, ou 49,4%, para ganhar os 11 votos eleitorais do estado com pouco mais de 10 mil votos a mais do que Trump entre os 3,3 milhões depositados nas urnas. Trump obteve 1,66 milhão de votos no Arizona, ou 49,1%, de acordo com os resultados oficiais. Esses resultados mudaram o estado tradicionalmente “vermelho” para “azul” pela primeira vez desde 1996.

Aqui estão seis pontos principais sobre as conclusões da auditoria.

1. Contagem final

O resultado final da auditoria eleitoral da Cyber ​​Ninjas foi a confirmação da vitória de Biden no condado de Maricopa. O relatório preliminar mostra que Biden ganhou 1.040.873 votos no condado de Maricopa, 99 votos a mais do que a contagem de votos certificada do ano passado mostrou. Por outro lado, Trump perdeu 261 votos, caindo de 995.665 para 995.404.

A presidente do Senado do Arizona, Karen Fann, líder da maioria republicana, havia dito anteriormente que não esperava que a auditoria encontrasse uma fraude generalizada e que o resultado certificado fosse alterado.

“Como vocês sabem, alguém vazou um dos rascunhos do relatório nas últimas 24 (a) 48 horas. Foi um rascunho do relatório, então posso dizer que não é inteiramente o que está no relatório final”, disse Fann na sexta-feira, na audiência.

O relatório preliminar observa que os resultados da auditoria em geral ficaram próximos da contagem inicial de votos feita pelos funcionários do condado de Maricopa.

“Olhando pelo lado positivo, não houve diferenças substanciais entre a contagem manual das cédulas fornecidas e os resultados da apuração oficial para o condado”, apontou o relatório preliminar da auditoria. “Esta é uma descoberta importante, devido às preocupações que havia antes da auditoria.”

Fann comparou as descobertas factuais da investigação a ataques partidários feitos à auditoria pelos democratas, entre eles a secretária de Estado Katie Hobbs, que disputa eleições no Arizona.

“O que vazou, a primeira coisa que foi divulgada, foi:  'Oh, olhe, a contagem de votos foi parecida com o que o condado de Maricopa apurou’. E essa declaração é verdadeira”, disse Fann na sexta-feira, acrescentando: “Os resultados foram parecidos. Agora, acho irônico que nossa secretária de Estado (Hobbs) e alguns outros tenham falado que a auditoria era falsa, que não dava para confiar, para acreditar. Bem, o fato interessante é que a verdade é a verdade. Números são números. Dissemos isso desde o primeiro dia. O que você vai ver é a verdade. Os números foram próximos, numa margem de algumas centenas (de votos).”

Alguns críticos apresentaram ressalvas porque a Cyber ​​Ninjas não foi certificada pela Comissão de Assistência Eleitoral dos Estados Unidos para auditar eleições e porque seu CEO, Doug Logan, tuitou suspeitas sobre a legitimidade da eleição de 2020.

No entanto, a análise da empresa de segurança cibernética feita em 2,1 milhões de cédulas não apresentou resultado favorável para Trump, que insistiu que a eleição foi fraudada em vários estados onde perdeu.

Trump e alguns apoiadores republicanos têm pressionado por auditorias forenses semelhantes da votação em Wisconsin, Geórgia e Pensilvânia, outros estados “campos de batalha” onde Biden venceu por margens relativamente apertadas.

O Arizona foi um estado chave nas eleições gerais. Em fevereiro, uma análise do Washington Post revelou que a inversão de cerca de 43 mil votos no Arizona, Geórgia e Wisconsin poderia ter mudado o resultado no Colégio Eleitoral que deu a Biden a presidência.

A auditoria também confirmou a vitória do democrata Mark Kelly sobre Martha McSally, republicana que buscava permanecer no cargo, na disputa para o Senado federal.

2. Descobertas problemáticas

Fann, presidente do Senado estadual, disse que a cobertura da mídia sobre o relatório preliminar da auditoria não incluiu alguns pontos centrais.

“O que vocês não viram e não ouviram ainda, e vão ouvir agora, é sobre os estatutos que foram violados, como a cadeia de custódia (das cédulas) não foi seguida, como tivemos uma série de problemas, é por isso que houve gente que questionou as cédulas das eleições”, disse ela.

Logan, o CEO da Cyber ​​Ninjas, fez uma apresentação em PowerPoint que apontou as seguintes descobertas da auditoria:

  • pelo menos 5.047 pessoas votaram em mais de um condado, representando 5.295 votos adicionais;
  • 393 eleitores votaram usando nomes incompletos;
  • 198 pessoas que se inscreveram após o prazo final de 15 de outubro votaram mesmo assim;
  • 2.861 eleitores compartilharam seu número de registro com outro eleitor;
  • 282 votos aparentemente foram depositados em nomes de eleitores mortos;
  • aparentemente, 186 eleitores tinham duplicatas de documentos de identidade, ambas apresentadas em ocasiões diferentes.

Os auditores também manifestaram receio sobre a possibilidade de eleitores duplicados, com nomes e anos de nascimento aparecendo mais de uma vez em algumas cédulas.

O engenheiro Shiva Ayyadurai fez uma apresentação separada em PowerPoint na sexta-feira para explicar os problemas de duplicação e assinatura. Ex-candidato republicano no Arizona, Ayyadurai foi contratado pela Cyber ​​Ninjas por ser especialista em reconhecimento de padrões.

A auditoria identificou um total de 34.448 cédulas duplicadas, depositadas nas urnas por 17.126 eleitores únicos. Mas o condado de Maricopa não relatou cédulas duplicadas em seu relatório de campanha.

3. O que Trump tinha a dizer

Trump emitiu duas declarações antes da divulgação oficial do relatório da auditoria do Arizona, para enfatizar deficiências nos procedimentos eleitorais e criticar duramente a conclusão de que Biden ganhou no estado.

“Grandes descobertas no Arizona! No entanto, a mídia fake news já está cantando vitória do Biden novamente antes de realmente olhar para os fatos – da mesma forma como fez em novembro! A auditoria revelou evidências significativas e inegáveis ​​de fraude!”, disse o 45º presidente americano na sua primeira declaração na sexta-feira.

Ele acrescentou: “Até que saibamos como e por que isso aconteceu, nossas eleições nunca estarão seguras. Este é um crime grave e deve ser investigado pelo procurador-geral imediatamente… Ouvi dizer que (o relatório) é muito diferente do que está sendo relatado pela mídia fake news”.

A declaração seguinte de Trump na sexta-feira se concentrou nos votos fraudulentos, que ele disse serem pelo menos quatro vezes mais numerosos do que a margem da vitória de Biden.

“A mídia fake news está mentindo sobre o relatório de auditoria do Arizona! O relatório que vazou mostra conclusivamente que houve votos fraudulentos, votos misteriosos e votos falsos suficientes para mudar o resultado da eleição quatro ou cinco vezes”, disse Trump.

“O número inclui 23.344 cédulas enviadas pelo correio, apesar de a pessoa não morar mais naquele endereço. Eleitores fantasmas! A apuração oficial nem mesmo corresponde a quem votou, por uma diferença de 11.592 (votos) - mais do que toda a margem da eleição presidencial”, acrescentou.

“Os eleitores que votaram em vários condados totalizaram 10.342, e 2.382 cédulas vieram de pessoas que não moravam mais no condado de Maricopa. Houve também 2.592 casos de mais cédulas duplicadas do que cédulas originais. Apenas essas cédulas fraudulentas totalizam 50.252, e é uma fraude muito maior do que a chamada margem de ‘vitória’, que era de apenas 10.457.”

Trump continuou: “Além disso, os dados eleitorais parecem ter sido excluídos intencionalmente e as imagens das cédulas estavam ‘corrompidas ou ausentes’. E nem estamos falando de todo o estado do Arizona, mas apenas do condado de Maricopa. A situação pode ser muito pior. Ocorreram fraudes e trapaças no Arizona e isso deve ser investigado criminalmente!”

Após a convocação da audiência, Trump emitiu uma terceira declaração, dizendo: “CNN, New York Times, Washington Post e outros péssimos meios de comunicação estão fornecendo informações falsas em grande escala ao público sobre a auditoria do Arizona. A auditoria foi uma grande vitória para a democracia e uma grande vitória para nós. Mostra o quão corrupta foi a eleição. A audiência do Senado do Estado do Arizona está acontecendo agora e as informações sobre o que aconteceu são terríveis - um golpe ainda maior do que o previsto!”

Trump divulgou mais três declarações sobre o assunto na noite de sexta-feira em dez minutos. Em sua sexta declaração, Trump prometeu que falaria mais sobre o tema em outro estado muito disputado.

“Vou discutir os resultados da vitória da auditoria forense do Arizona, que mostrará 44 mil cédulas possivelmente ilegais, amanhã (sábado) em um evento no grande estado da Geórgia, que estará lotado!”, disse Trump.

4. Volta da vitória em Maricopa

Funcionários do condado de Maricopa disseram que a conclusão final da auditoria lhes fez justiça, mas ainda manifestaram preocupação sobre algumas das descobertas.

“Você não precisa se aprofundar no rascunho do relatório da auditoria do Senado do Arizona/Cyber ​​Ninja para confirmar o que eu já sabia - os candidatos certificados pelo Conselho de Supervisores do Condado de Maricopa, pelo governador, secretário de Estado e procurador-geral ganharam mesmo”, disse o presidente do conselho do condado de Maricopa, Jack Sellers, republicano e principal autoridade eleita do condado, na noite de quinta-feira, em um comunicado público.

“Isso significa que os equipamentos de apuração contaram as cédulas da forma foram projetadas para fazer, e os resultados refletem a vontade dos eleitores”, disse Sellers. “Essa história deve acabar aqui. Todo o resto é apenas ruído.”

A auditoria eleitoral opôs funcionários do condado governado pelos republicanos à liderança republicana no Senado estadual.

Em uma série de publicações na quinta-feira, o condado de Maricopa afirmou na sua conta oficial no Twitter: “A Cyber ​​Ninjas confirma que a apuração eleitoral geral de 2020 no condado foi precisa e os candidatos certificados como os vencedores, de fato, venceram”.

O condado também tuitou: “Infelizmente, o relatório também está repleto de erros e conclusões errôneas sobre como o condado de Maricopa conduziu as eleições gerais de 2020”.

Por fim, apontou: “Os membros do conselho e funcionários eleitorais prestarão muita atenção ao que for dito na audiência agendada para o Senado na sexta-feira e compartilharão os fatos conforme necessário”.

5. Quanto custou e quem pagou

A auditoria eleitoral no condado de Maricopa não foi barata, mas os contribuintes do Arizona não tiveram que pagar a conta inteira porque apoiadores de Trump fizeram doações.

O Senado do Arizona pagará US$ 150 mil para a Cyber ​​Ninjas e também cerca de US$ 60 mil pela segurança e US$ 50 mil pela análise dos envelopes de voto, relatou o The Wall Street Journal.

O condado de Maricopa também processou o estado para substituir as urnas de votação usadas na auditoria, dizendo que custaria ao condado US$ 2,8 milhões para substituir as máquinas.

A maior parte do dinheiro que custeou a auditoria da Cyber ​​Ninjas - US$ 5,7 milhões - veio de doadores privados, relatou o Journal.

“A acusação é que, por ter sido paga por fontes externas, é automaticamente duvidosa ou não pode ser confiável, devido ao desejo potencial dos auditores de fazer o que os financiadores querem”, disse o porta-voz da Cyber ​​Ninjas, Rod Thomson, ao Journal.

“Mas como essa lógica é diferente de o governo pagar por uma auditoria de uma eleição governamental?”, perguntou Thomson. “Nesse caso, você tem o mesmo desejo potencial de que os auditores façam o que os financiadores do governo querem, porque você quer ser contratado novamente.”

6. Visão da Casa Branca

Um repórter perguntou à secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, na sexta-feira se a Casa Branca tinha algum comentário sobre as conclusões da auditoria de que Biden teve mais votos no Arizona do que Trump. “A auditoria confirmou o que todos nós já sabíamos há algum tempo e o que milhões e milhões de pessoas no país sabem”, disse Psaki.

© 2021 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]