• Carregando...
O presidente Lula e a presidente de Honduras, Xiomara Castro
O presidente Lula e a presidente de Honduras, Xiomara Castro| Foto: EFE/ Bienvenido Velasco

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, que também cumpre o cargo na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), felicitou Vladimir Putin pela vitória nas eleições de fachada do domingo (17), por meio das redes sociais, e sua manifestação provocou uma reação de países integrantes do bloco regional.

Na nota, os membros afirmaram que a declaração de Castro "deve ser entendida exclusivamente como uma feita na sua qualidade de presidente das Honduras, e não na sua qualidade de representante da presidência Pro Tempore da Celac, atualmente exercida por seu país, uma vez que não foram realizadas consultas prévias com os Estados membros".

Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai concordaram com a declaração, mas o Brasil, que também integra o bloco regional, não se pronunciou.

Pelo contrário, o presidente Lula (PT) enviou uma carta direta ao ditador Putin parabenizando pela vitória nas eleições russas realizadas no último fim de semana. O Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do petista, também enviou uma carta comemorando a reeleição do líder do Kremlin e reforçando os “laços de parceria”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]