Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
polêmica

Sem oficializar casamento gay, Reino Unido já tem 106 mil uniões

Apenas em 2011, 6.795 casais formalizaram suas relações em cerimônias de parceria civil, um aumento de 6,4% desde 2010, de acordo com dados oficiais

Desde que a união gay passou a ser permitida no Reino Unido - apenas como união civil, e não casamento -, mais de 106 mil uniões entre pessoas do mesmo sexo foram oficializadas no país, número dez vez maior do que o esperado pelas autoridades.

Apenas em 2011, 6.795 casais formalizaram suas relações em cerimônias de parceria civil, um aumento de 6,4% desde 2010, de acordo com dados oficiais. Em 2004, antes da reforma ser introduzida, o então governo estimava que entre 11 mil e 22 mil pessoas estariam propensas a assumir um casamento homossexual, caso a lei fosse aprovada. Com a mudança, igrejas e outros grupos religiosos podem realizar cerimônias.

O governo britânico vem fazendo consultas populares para mudar a legislação de casamento gay na Inglaterra, Escócia e no País de Gales. Autoridades esperam o resultado desses referendos para seguir adiante com as mudanças, mas a ideia é que o casamento entre pessoas do mesmo sexo esteja legalizado até 2015. Na semana passada, a vice-primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon afirmou que a nova lei deve ser votada pelo país, que pode se tornar o primeiro território do Reino Unido a permitir casamentos oficiais entre homossexuais.

Desde 2005, casais de gays e lésbicas podem registrar oficialmente suas relações como união civil, o que lhes garante os mesmos direitos legais que um casal heterossexual. Os divórcios também aumentaram em mais de 25%, mas especialistas afirmam que o número reflete a oficialização das uniões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.