
Ouça este conteúdo
O papa Francisco continua realizando fisioterapia motora e recebendo oxigênio de alto fluxo nesta quinta-feira (6), após ter sido retirado da ventilação mecânica não invasiva usada durante a noite, segundo informaram fontes do Vaticano.
"Após despertar, o papa continuou com suas terapias, incluindo fisioterapia motora ativa. Como estava previsto, após a ventilação mecânica não invasiva durante a noite, pela manhã retornou à oxigenação de alto fluxo com o uso de cânulas nasais", explicaram.
Questionadas se o Vaticano planeja publicar uma imagem do papa no hospital, as fontes disseram que "todos são livres para escolher como e quando ser vistos, especialmente quando estão hospitalizados".
"Veremos quando chegar a hora, mas por enquanto não está disponível", disseram, acrescentando que "uma foto pode não ser suficiente para algumas pessoas".
No início do dia, a Santa Sé havia informado que Francisco teve uma noite "tranquila", completando sua terceira semana de internação na Policlínica Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios.
De acordo com o último boletim, divulgado nesta quarta-feira, Francisco permanece "estável", não sofreu novas crises respiratórias como as da sexta-feira passada e iniciou a fisioterapia motora.
No entanto, "devido à complexidade de seu quadro crítico, o prognóstico permanece reservado".
O pontífice de 88 anos está hospitalizado desde 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral e outros problemas respiratórios graves. Sua pneumonia continua com sua “evolução normal", mas os médicos insistem que essa estabilidade deve ser entendida dentro da "complexidade" do seu caso, enfatizaram fontes do Vaticano na noite passada.
Desde sexta-feira passada, as crises não se repetiram e o pontífice passou a quarta-feira sentado em sua poltrona e durante a manhã, no apartamento privado que os pontífices têm no décimo andar da Policlínica Gemelli.
Em seguida, se dedicou a algumas tarefas de trabalho, algo que havia sido interrompido pelas últimas crises dos dias anteriores, e chegou a ligar novamente para o padre da Faixa de Gaza, Gabriel Romanelli, para se informar, como sempre, sobre sua situação.




