Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados unidos

Senado aprova lei orçamentária e Trump ameaça veto por falta de acordo

O líder americano disse, em mensagem publicada no Twitter, que considera não assinar o documento por não ter entrado em total acordo em relação aos “Dreamers” e o financiamento para a construção do muro entre o México e os EUA

A verba atual para financiamento do governo Trump termina à meia-noite desta sexta-feira (23) | MANDEL NGAN/AFP
A verba atual para financiamento do governo Trump termina à meia-noite desta sexta-feira (23) (Foto: MANDEL NGAN/AFP)

O Senado dos Estados Unidos aprovou na madrugada desta sexta-feira (23) um pacote orçamentário de US$ 1,3 trilhão, voltado a financiar o governo até outubro. A medida foi aprovada por 65 votos (32 contrários). O texto segue para sanção do presidente dos EUA, Donald Trump, que disse nesta manhã considerar vetar a lei por falta de acordo.

Em mensagem publicada hoje no Twitter, Trump demonstrou preocupação com a falta de acordos para os chamados "Dreamers", como são chamados os imigrantes ilegais que chegaram aos EUA ainda na infância, e para liberar mais financiamento para a construção de um muro na fronteira dos EUA com o México. Segundo Trump, o muro "é desesperadamente necessário" para a defesa nacional.  

Leia mais: Trump impõe tarifas contra a China e alega roubo de propriedade intelectual

A verba atual para financiamento expira à meia-noite da sexta-feira para o sábado (24), no horário local (1h do sábado, no horário de Brasília).  

O pacote eleva gastos nas Forças Armadas e em uma série de programas domésticos para o restante do ano fiscal, que vai até setembro.  

Na quinta-feira (22), o diretor de Orçamento da Casa Branca, Mick Mulvaney, havia confirmado que o presidente iria assinar a lei de gastos, caso ela fosse aprovada no Legislativo. Segundo ele, o orçamento previsto representa vários avanços para a pauta desejada por Trump na questão da imigração. "O presidente apoia a lei e está ansioso para assiná-la", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.