Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Kash Patel

Senado dos EUA confirma indicado de Trump como diretor do FBI

Senado confirma indicado de Trump, Kash Patel, como diretor do FBI
Kash Patel durante posse de Trump em janeiro (Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER)

Ouça este conteúdo

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira (20) o indicado do presidente Donald Trump, Kash Patel, como novo diretor do FBI. A votação que culminou na aprovação do nome de Patel foi apertada, encerrando-se em 51 a 49, com a maioria dos republicanos garantindo sua aprovação, apesar de alguns membros da legenda e todos da oposição democrata terem votado contra. As senadoras republicanas Susan Collins, do Maine, e Lisa Murkowski, do Alasca, votaram contra a nomeação.

Patel assume o comando do FBI com o objetivo de seguir realizando fortes mudanças dentro do órgão, que já conta com a demissão em massa de vários agentes e funcionários de alto escalão.

A nomeação de Patel foi recebida com entusiasmo por aliados de Trump no Senado, que veem nele a pessoa ideal para restaurar a credibilidade do FBI. Durante a votação desta quinta-feira, o senador republicano do Iowa Chuck Grassley, presidente do Comitê Judiciário do Senado, destacou que Patel buscará resgatar a reputação histórica da agência.

"O Sr. Patel quer tornar o FBI responsável novamente – recuperar a reputação que o FBI historicamente teve na aplicação da lei", declarou Grassley.

Republicanos argumentam que, sob a administração do ex-presidente democrata Joe Biden (2021-2025), o FBI se tornou uma ferramenta política usada contra opositores e contra o próprio presidente Trump, e que mudanças profundas são necessárias para devolver à agência sua missão original de combate ao crime, não de perseguição.

A oposição democrata tentou barrar a confirmação de Patel, alegando falta de experiência gerencial e preocupações sobre seu alinhamento com Trump.

Segundo a Associated Press (AP), pouco antes da votação, um grupo de democratas do Comitê Judiciário realizou uma manifestação em frente à sede do FBI na tentativa de pressionar senadores indecisos. A estratégia, no entanto, não foi suficiente para reverter o resultado.

Combate ao "Deep State"

Patel, um aliado próximo de Trump que atuou no Conselho de Segurança Nacional durante o primeiro mandato do republicano, assumiu o compromisso de promover grandes mudanças no FBI. Em seu livro intitulado “Government Gangsters”, ele defende uma ampla reforma no sistema de inteligência dos EUA e critica o que chama de "classe dominante corrupta" dentro das instituições federais.

Ele já declarou que sua prioridade é devolver o foco do FBI à aplicação da lei, afastando-se do modelo atual, que tem um peso maior na coleta de inteligência e segurança nacional. Além disso, Patel compartilha da visão de Trump de que o chamado "Deep State” (Estado Profundo) – uma rede de burocratas e líderes políticos que operam nos bastidores para manter o poder – precisa ser desmantelado.

"Vamos limpar a liderança corrupta que abusou de sua autoridade e restaurar a integridade do FBI", escreveu Patel em seu livro.

Quando indicou Patel para o cargo em dezembro do ano passado, Trump disse em suas redes sociais que ele seria “fundamental para restaurar os princípios do FBI: fidelidade, bravura e integridade”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.