• Carregando...

O Senado dos Estados Unidos ainda está distante de debater qualquer reforma da imigração, apesar dos reiterados apelos do presidente Barack Obama, disse uma fonte democrata nesta segunda-feira.

"Nem temos um projeto ainda", disse esse assessor parlamentar, acrescentando que qualquer novidade pode levar meses.

A questão voltou à agenda depois que o Arizona aprovou na semana passada uma dura legislação contra a imigração ilegal.

No sábado, as discussões bipartidárias sobre a nova lei climática foram abandonadas em meio a rumores de que o líder democrata no Senado, Harry Reid, passaria a legislação migratória à frente da legislação climática.

A fonte democrata, que pediu anonimato, disse que ainda não se sabe se a reforma da imigração será debatida antes ou depois da lei climática. "Ambas estão cabeça a cabeça em termos de importância para os líderes democratas na Câmara e no Senado", afirmou.

O governo Obama está sob forte pressão para promover a reforma da imigração, depois de ativistas denunciarem a lei do Arizona como uma violação aos direitos civis.

O senador republicano John McCain, do Arizona, defendeu a lei de seu Estado, que ele atribuiu "à enorme frustração com o fracasso do governo federal em cumprir suas responsabilidades de dar segurança às nossas fronteiras."

A lei autoriza a polícia a interrogar suspeitos de estarem ilegalmente nos EUA, obriga os imigrantes a andarem sempre com documentos, e pune pessoas e empresas que acobertarem estrangeiros em situação irregular.

A Casa Branca alertou que outros Estados podem seguir o exemplo do Arizona se não houver uma reforma em nível federal. "Olhem o que aconteceu no Arizona", disse Robert Gibbs, porta-voz de Obama. "Isso é porque os Estados Unidos em nível federal deixaram de agir (...). Há espaço para progressos."No sábado, o senador Lindsey Graham acusou Reid de usar a questão da imigração para fins eleitorais, e retirou seu apoio ao projeto de lei climática.

Reid disputa em novembro uma dura reeleição em Nevada, e a reforma da imigração pode estimular o eleitorado hispânico a votar nele.

Graham negocia um acordo na questão climática, mas paralelamente trabalha há meses com o democrata Charles Schumer para tentar desenvolver um projeto comum de reforma da imigração, que ofereça um caminho "duro, mas justo" para a concessão da cidadania norte-americana aos imigrantes ilegais.

Reid pode declarar que o processo parou, e apresentar um projeto próprio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]