• Carregando...
Ted Cruz ainda terá que passar pelas primárias do Partido Republicano para disputar as eleições. | Kevin Lamarque/Reuters
Ted Cruz ainda terá que passar pelas primárias do Partido Republicano para disputar as eleições.| Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O senador republicano do Texas Ted Cruz deve anunciar nesta segunda-feira (23) que concorrerá à presidência dos Estados Unidos em 2016, segundo o jornal The Houston Chronicle.

Se confirmado, o anúncio fará dele o primeiro candidato oficial do pleito. Cruz ainda terá que passar pelas primárias do Partido Republicano para disputar as eleições de fato.

Perfil

Filho de pastor – um cubano que imigrou para os EUA nos anos 50 – o republicano Ted Cruz se tornou o primeiro senador hispânico do Texas em 2012. Crítico de Obama e associado a causas como a oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, proibição do aborto e contra restrições à venda de armas, o congressista é simpatizante do movimento conservador Tea Party.

Segundo o jornal The New York Times, vários republicanos importantes são especulados como possíveis adversários de Cruz nas primárias, entre eles Jeb Bush, ex-governador na Flórida e irmão do ex-presidente George W. Bush, Marco Rubio, senador da Flórida, Rand Paul, senador do Kentucky, e Scott Walker, governador do Wisconsin.

De acordo com a rede de televisão CNN, Cruz, que está em seu primeiro mandato como senador, aparece com cerca de 4% das intenções de votos nas últimas pesquisas.

Cruz é conhecido por ser um duro crítico da administração de Barack Obama. Em 2013, foi um dos opositores mais vocais do plano de saúde elaborado pelo governo, que ficou conhecido como Obamacare. Na época, o desentendimento entre republicanos e democratas sobre o assunto levou a uma paralisação por 17 dias das contas do governo.

O anúncio deve ser feito na Liberty University of Virginia, onde Cruz dará uma palestra. O jornal The New York Times estima que Cruz busque um financiamento de campanha entre US$ 40 milhões e US$ 50 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]