Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bálcãs

Sérvia marca eleição para 6 de maio de olho na UE

Novo governo deverá conduzir ex-república iugoslava a negociação para o ingresso na União Europeia. Oposição aparece à frente nas pesquisas

O presidente da Sérvia convocou nesta terça-feira (13) uma eleição para 6 de maio para a formação de um governo que deverá conduzir a ex-república iugoslava nas conversações para se unir à União Europeia, em um longo processo que tem como objetivo trazer uma paz duradoura aos Bálcãs. O Partido Democrático do presidente Boris Tadic, do bloco reformista que chegou ao poder com a derrubada em 2000 do homem-forte da Sérvia, Slobodan Milosevic, aparece nas pesquisas atrás do Partido Progressista Sérvio, de oposição, do populista Tomislav Nikolic. Nenhum deles, porém, deverá obter uma maioria para governar sozinho. Isso indica que poderá haver meses de negociações, implicando no adiamento nas reformas e em um peso a mais para a economia em dificuldades em meio à crise da dívida soberana na Europa. "O próximo governo terá de tomar decisões duras e complicadas para garantir um futuro melhor ao povo", disse Tadic a jornalistas. Nikolic já foi líder do partido nacionalista linha-dura Radical Sérvio, mas rompeu em 2008, apoiando a integração à UE e levando consigo a maioria dos apoiadores do partido.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.