Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Manifestação

Sete ficam feridos em confronto em marcha de cristãos no Egito

Os cristãos coptas estavam saindo em passeata do subúrbio do Shoubra, no norte do Cairo, em direção à Praça Tahrir, no centro da cidade

Homem foge depois de polícia atirar gás lacrimogêneo durante confrontos entre cristãos coptas e moradores do bairro de Shoubra, no Cairo | REUTERS/Stringer
Homem foge depois de polícia atirar gás lacrimogêneo durante confrontos entre cristãos coptas e moradores do bairro de Shoubra, no Cairo (Foto: REUTERS/Stringer)

Sete pessoas ficaram feridas no Cairo nesta quinta-feira quando moradores entraram em confronto com milhares de cristãos marchando pela capital para exigir o fim do que eles veem como discriminação por parte do Estado.

Os cristãos coptas estavam saindo em passeata do subúrbio do Shoubra, no norte do Cairo, em direção à Praça Tahrir, no centro da cidade.

"Mas os moradores no bairro de Bulak atacaram o grupo em seu caminho para a praça e atiraram pedras contra eles", disse uma fonte de segurança. "Até agora temos sete feridos e os confrontos ainda estão em andamento", acrescentou.

O Egito tem sofrido uma série de sangrentos confrontos sectários, nos quais mais de 40 pessoas foram mortas e milhares ficaram feridos desde a queda do presidente Hosni Mubarak em fevereiro, em um levante popular.

Os cristãos há muito se queixam de barreiras à construção de igrejas, sentenças judiciais que favorecem muçulmanos e o que eles veem como a influência crescente dos grupos islamistas que foram reprimidos durante o governo de Mubarak, que durou 30 anos.

Os cristãos constituem cerca de 10% dos 80 milhões de habitantes do Egito.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.