Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
conflito

Síria bombardeia principais cidades e enfraquece trégua

Mais de 150 pessoas foram mortas na sexta-feira, de acordo com Observatório para os Direitos Humanos. Conflito contrapõe Assad

Mais de 150 pessoas foram mortas na sexta-feira (26), inclusive 43 soldados, disse o Observatório para os Direitos Humanos. A maioria foi morta a tiros disparados por franco-atiradores ou em combate, disse o Observatório.

Preocupações sectárias

O conflito contrapõe Assad, cuja seita minoritária alauíta tem ligação distante com o Islã xiita, aos rebeldes, em grande parte muçulmanos sunitas. Os últimos ataques, como a bomba de sábado, apontam para um conflito sectário cada vez maior.

O Observatório divulgou comunicado no sábado condenando um confronto na sexta-feira no distrito de Ashrafieh, em Aleppo, entre rebeldes e uma ala armada do Partido de União Democrática Curda, que deixou 30 mortos.

"(A luta) ameaça terríveis consequências. Vai funcionar no interesse do regime, que está se esforçando para incitar o sectarismo nacional", disse o chefe do Observatório, Rami Abdelrahman.

A TV estatal síria disse que duas pessoas morreram em Ashrafieh depois que "terroristas" abriram fogo contra uma manifestação que pedia para que eles deixassem a região.

Os curdos sírios sempre enfrentaram discriminação, falta de direitos plenos de cidadania e desalojamentos forçados. Mas Assad tentou dissuadi-los de se unir ao levante contra ele que começou em março de 2011, prometendo-lhes cidadania.Violações na trégua

Um cinegrafista da Reuters no vilarejo de Besaslan, na província de Hatay, que fica no sul do país e faz fronteira com a Turquia, disse que ouviu um helicóptero circulando do lado sírio da fronteira, além de tiros e explosões.

Ambulâncias turcas transportavam feridos de um posto de cruzamento não oficial para serem tratados na Turquia.

O apelo por cessar-fogo de Brahimi ganhou amplo apoio internacional, inclusive da Rússia, China e Irã, os principais aliados estrangeiros de Assad.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.