Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

Síria diz que avião da Rússia tinha carga regularizada

"O avião não estava transportando nenhum material ilegal", disse Ghaida Abdulatif, chefe da Syrian Arab Airlines

A Síria disse nesta quinta-feira (11) que o avião que partiu de Moscou a caminho de Damasco e foi forçado a pousar em Ancara por caças de combate turcos levava uma carga legalizada.

"O avião não estava transportando nenhum material ilegal", disse Ghaida Abdulatif, chefe da Syrian Arab Airlines, a jornalistas em Damasco. "Quando o avião foi inspecionado, ficou claro que havia... pacotes civis com equipamentos elétricos que são autorizados a serem transportados e tinham sido registrados oficialmente."

A agência de notícias estatal Sana também citou Abdulatif dizendo que as autoridades turcas "agrediram a tripulação do avião sírio antes que fosse autorizado a decolar", sem entrar em detalhes.

A emissora de TV do Líbano al-Manar mais cedo citou o ministro do Transporte da Síria descrevendo como um ato de "pirataria aérea" a decisão da Turquia de forçar o avião de passageiros a pousar.

Autoridades turcas suspeitavam que a aeronaves estava carregando equipamento militar russo para a Síria, onde as forças do presidente Bashar al-Assad enfrentam rebeldes que tentam derrubar o regime.

Abdulatif disse que a ação turca foi "inumana" e que a companhia aérea vai apresentar uma queixa formal às autoridades internacionais de aviação civil sobre o incidente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.