Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
atentados em paris

Sírio dono de passaporte em cena de ataque entrou na UE com migrantes

Para presidente da Comissão Europeia, atentados não devem mudar política de refugiados de UE

O presidente francês François Hollande reúne-se com Conselho de Defesa após os atentados em Paris | Christelle ALIX/
O presidente francês François Hollande reúne-se com Conselho de Defesa após os atentados em Paris (Foto: Christelle ALIX/)

Um passaporte encontrado pela polícia francesa perto do corpo de um dos suspeitos pertencia a um cidadão sírio, identificado como Ahmed Almohamed, de 25 anos, de acordo com o tabloide sérvio “Blic”. Ele teria chegado à Europa pela Grécia e seguido o caminho utilizados pelos imigrantes até aos países do Norte da Europa, pela Sérvia, Hungria e Croácia. Apesar dNo entanto, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, advertiu neste domingo na Cúpula do G20 em Antalya, na Turquia, que os ataques terroristas de Paris não devem mudar a política da UE em relação aos refugiados.

“Quem realizou os atentados são exatamente aqueles de quem os refugiados estão fugindo “, disse Juncker a jornalistas. “Não é necessário revisar a política europeia para os imigrantes”.

Depois da série de ataques coordenados na capital francesa, que deixou 129 mortos e 350 feridos, políticos da Polônia e Eslovênia estão repensando o plano da UE para realocar os refugiados que chegam ao continente. No sábado, o novo ministro da Polônia sobre os assuntos europeus, Konrad Szymanski, disse que não pode mais pode aceitar imigrantes sob o esquema europeu.

A identificação de um passaporte sírio perto de uma das cenas do ataque pode atrapalhar esse processo. Segundo as autoridades gregas, o homem chegou à Europa através da ilha grega de Leros, onde foi registrado no dia 3 de outubro. Em seguida, o governo sérvio afirmou que ele cruzou a fronteira do país com a Macedônia.

Também há registro dele campo de refugiados Opatovac, na Croácia, de onde ele passou para a Hungria. O porta-voz do Ministério do Interior austríaco Karl-Heinz Grundboeck disse, no entanto, que não há indícios de que ele entrou na Áustria.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.