Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rússia

Snowden acha onde morar na Rússia

Imagem de tevê mostra Snowden (1º da esq. para a dir.) | Rossiya 24/Reuters
Imagem de tevê mostra Snowden (1º da esq. para a dir.) (Foto: Rossiya 24/Reuters)

O advogado russo de Edward Snowden, Anatoly Kucherena, disse ontem que o responsável por divulgar o esquema de espionagem eletrônica feito pelos Estados Unidos já conseguiu lugar para morar na Rússia.

Snowden recebeu asilo diplomático temporário por um ano ontem, após ficar 39 dias no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou. A concessão dos russos causou irritação nos Estados Unidos, que ameaçam cancelar um encontro entre os presidentes Obama e Vladimir Putin.

De acordo com o advogado, o ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, em inglês) está em um local seguro e ainda está pensando o que deverá fazer enquanto estiver no país. Ele disse que não pode revelar a localização do delator por questão de segurança.

Questionado sobre uma possível entrevista coletiva do delator, Kucherena disse que Snowden chamará os jornalistas em um futuro próximo. Ele também confirmou que pedirá que autorize uma viagem do pai do delator, Lonnie, a Moscou.

O informante ainda não deu sinais do que fará no futuro, mas já recebeu uma oferta ontem. O site VKontakte, a principal rede social russa, ofereceu uma vaga de trabalho a ele no setor de segurança da página. Snowden poderá trabalhar na Rússia em empresas privadas, mas não pode atuar no serviço público ou nas agências de segurança.

39 dias foi o tempo que o ex-funcionário da CIA Edward Snowden passou na área de trânsito do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, na Rússia. Na quinta-feira, a Rússia concedeu asilo ao americano por pelo menos um ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.