• Carregando...
Um oficial da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA fala com imigrantes na fronteira EUA-México quando um grupo de pelo menos 25 requerentes de asilo foram autorizados a viajar de um campo de migrantes no México para os Estados Unidos em 25 de fevereiro de 2021 em Matamoros, México. Imagem ilustrativa.
Um oficial da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA fala com imigrantes na fronteira EUA-México quando um grupo de pelo menos 25 requerentes de asilo foram autorizados a viajar de um campo de migrantes no México para os Estados Unidos em 25 de fevereiro de 2021 em Matamoros, México. Imagem ilustrativa.| Foto: JOHN MOORE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA/ AFP

Durante o mandato de Donald Trump, os democratas repreenderam as políticas de imigração do ex-presidente republicano por “manter crianças em jaulas” e “separar famílias” na fronteira dos Estados Unidos com o México. Foi algo bastante martelado pela esquerda como algo desumano, sobretudo durante a campanha presidencial.

Mas, pouco depois de um mês no cargo, Biden reintroduziu uma política semelhante a de seu antecessor. A "instalação para acolhimento de menores imigrantes" fica em Carrizo Springs, no Texas. O acampamento é bastante semelhante aos que estavam sendo utilizados na administração Trump, e vão abrigar até 700 crianças e adolescentes com idades entre 13 e 17 anos.

Oficiais do governo disseram ao Washington Post que o acampamento é necessário porque as instalações para crianças migrantes tiveram de reduzir a capacidade quase pela metade por causa da pandemia do coronavírus.

Reações à esquerda

A reativação desses abrigos de menores (que sites conservadores questionaram por que desta vez não estavam sendo chamados de “jaulas”) causou reação negativa mesmo entre a esquerda.

A deputada democrata de Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez, criticou o governo Biden por reabrir a instalação no Texas: “Isso não está bem, nunca esteve bem, nunca estará bem – não importa a administração ou o partido”, tuitou ela.

“Nosso sistema de imigração é construído em uma estrutura carcerária. Não é por acaso que questionar a forma como abordamos essa questão seja considerado uma postura ‘controversa’”, completou a deputada do Bronx.

Linda Brandmiller, advogada de imigração de San Antonio-Texas, que representa menores desacompanhados, disse ao Washington Post que a medida é “desnecessária, cara e vai contra absolutamente tudo o que Biden prometeu que faria”.

Biden prometeu, durante a campanha, desfazer as restrições à imigração que Trump havia instituído. O democrata cumpriu o prometido, assinando várias ordens executivas que revertiam as políticas anteriores. Entre elas a de que o imigrante ilegal deveria esperar no lado mexicano da fronteira, enquanto aguardava o julgamento do seu caso. Na semana passada, o presidente e os democratas da Câmara apresentaram um plano que forneceria um caminho para a cidadania para 11 milhões de imigrantes sem documentos.

Imigração crescente

Em decorrência dessas medidas e dessa postura mais aberta à imigração, as tentativas de travessias de fronteiras aumentaram muito nas últimas semanas.

Famílias imigrantes mudaram-se para o norte do México, em muitos casos impulsionadas pelo que acreditavam ser políticas de imigração mais flexíveis durante o governo Biden. Autoridades do governo já advertiram contra isso, mas têm sido ignorados.

Para fazer frente a esse crescimento, a administração Biden está preparando outras instalações de abrigo. A nova estrutura, um complexo de barracas a ser estabelecido perto de Del Rio, Texas, destina-se a abrigar famílias de migrantes e crianças desacompanhadas.

Nesta quinta-feira (25), o chefe da patrulha da fronteira, Brian Hastings, afirmou em seu Twitter que agentes “prenderam um grupo de 130 imigrantes ilegais em Mission-Texas”.

“Em menos de 24 horas, só esta área registrou mais de 500 entradas ilegais. A maioria das entradas ilegais consistia em famílias e crianças estrangeiras desacompanhadas”, afirmou Hastings.

O Washington Post nota que o número de menores que chegam sem os pais cresceu para mais de 300 por dia nas últimas semanas – o que significa um aumento de quatro vezes desde o outono passado.

O aumento abrupto de imigrantes também gerou críticas de deputados democratas do Texas.

“A maneira como estamos fazendo isso agora é catastrófica e é uma receita para o desastre no meio de uma pandemia”, disse Vicente Gonzalez ao Politico, um dos três deputados democratas do Texas que representam a parte da fronteira mais afetada pelos picos de prisões e chegadas de imigrantes.

Segundo uma análise do WP, a diferença mais marcante entre as políticas de Trump e de Biden é que, antes, as crianças ficam separadas de seus pais porque estes ficavam detidos no México e não liberados para entrar no país. Isso criou a situação de mais crianças (geralmente muito novas) que precisavam ser mantidas sozinhas.

Entretanto, Bruno Lozano, prefeito democrata da cidade de Del Rio-TX, está implorando ao presidente dos Estados Unidos para suspender todas as medidas relativas à liberação de imigrantes que aguardam julgamento na cidade de Del Rio e arredores, devido a extrema dificuldade em acomodar tantas pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]