Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo libertário

Sob Milei, Argentina registra em janeiro menor índice de inflação mensal desde 2020

Sob Milei, Argentina registra em janeiro menor índice de inflação mensal desde 2020
O presidente de Argentina, Javier Milei, durante a CPAC de Buenos Aires (Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni)

Ouça este conteúdo

O Instituto Nacional de Estadísticas e Censos (INDEC) da Argentina divulgou nesta quinta-feira (13) os dados da inflação de janeiro. Segundo o órgão, o país registrou um Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de 2,2% no primeiro mês de 2025, marcando a menor taxa desde julho de 2020, quando o índice ficou em 1,9%. O acumulado interanual da inflação foi de 84,5%, marcando a primeira vez desde janeiro de 2023 que a inflação interanual fica abaixo de 100%.

O IPC do último mês é o menor índice registrado durante o governo de Javier Milei, que assumiu a Casa Rosada em 2023 com um compromisso de estabilizar a economia argentina após anos de inflação descontrolada sob governos peronistas. O dado de janeiro também representa uma desaceleração em relação ao índice de dezembro, que havia sido de 2,7%, e reforça a tendência de queda que se iniciou em novembro passado, quando o IPC foi de 2,4%.

O resultado surpreendeu até mesmo o governo e os analistas financeiros. Segundo informações do jornal argentino Clarín, o ministro da Economia, Luis Caputo, havia mencionado uma expectativa de 2,3% de inflação para janeiro, valor que também foi previsto pelo último Relevamiento de Expectativas de Mercado (REM) do Banco Central argentino, que reúne projeções de 39 consultorias e instituições financeiras. No entanto, nas últimas semanas, algumas consultorias ajustaram suas previsões para baixo, antecipando uma inflação mais baixa do que o esperado.

O resultado de janeiro representa um novo avanço na política econômica do governo Milei, que busca recuperar a confiança dos mercados e da população após anos de instabilidade monetária.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.