Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alvo dos EUA

Sob pressão de Trump, Dinamarca e aliados da Otan reforçam presença militar na Groenlândia

Groenlândia
Uma bandeira dinamarquesa (E) e uma bandeira americana (D) tremulam do lado de fora do prédio do Comando Ártico em Nuuk, Groenlândia: Trump deseja adquirir território ártico. (Foto: MADS CLAUS RASMUSSEN/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O governo da Dinamarca decidiu nesta quarta-feira (14) ampliar, junto a aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a presença militar e a realização de exercícios na Groenlândia, território autônomo dinamarquês que neste momento é alvo de interesse estratégico do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pressiona pela anexação da ilha.

Segundo informações da agência de notícias NTB, confirmadas pelo primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, oficiais das Forças Armadas da Suécia e da Noruega – países membros da Otan - já começaram a chegar à ilha para participar da chamada "Operação de Resistência Ártica". A iniciativa é vista como uma forma de aplacar as investidas de Trump, que justificou o interesse na anexação da Groenlândia citando a necessidade de defesa nacional contra a influência de Rússia e China.

De acordo com um comunicado oficial do Ministério da Defesa dinamarquês, o país enviou para a Groenlândia novos aviões, navios e soldados, bem como reforçou a proteção de instalações consideradas essenciais.

Segundo o ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, a segurança da Groenlândia tem significado fundamental para o reino da Dinamarca e seus aliados. O governo dinamarquês planeja investir cerca de 42 bilhões de coroas dinamarquesas (aproximadamente 6 bilhões de euros) em equipamentos em novos equipamentos de segurança para a região, com drones, satélites e embarcações para fortalecer a vigilância no enclave ártico.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.